2022 ADCC World Championships

Divisão masculina até 66kg é a chave do ADCC mais difícil de ser montada

Divisão masculina até 66kg é a chave do ADCC mais difícil de ser montada

Veja quais confrontos poderão ocorrer na categoria até 66kg do ADCC 2022.

Sep 8, 2022 by Mariana Viana
Divisão masculina até 66kg é a chave do ADCC mais difícil de ser montada

Faltam apenas alguns dias para o ADCC 2022. Todos os 97 atletas foram selecionados para as seis divisões e para uma luta casada histórica. Mas as chaves ainda não foram reveladas. Essa semana analisaremos a lista de cada divisão para tentar entender as prováveis colocações e para tentarmos adivinhar como cada uma dessas chaves pode ser montada.


NOTA: As chaves abaixo são pura especulação da equipe do FloGrappling, e não foram confirmados pelos dirigentes do ADCC.

To read this article in English, click here)


A divisão até 66kg está entre as chaves mais difíceis de fazer uma previsão. Muitos dos vencedores das seletivas têm vitórias significativas sobre os atletas convidados, e até mesmo sobre veteranos do ADCC que estão na lista. E o “meio de campo” da divisão masculina mais leve está repleto de atletas cujo as colocações são quase intercambiáveis.

Além disso, a chave é marcada por três duplas de atletas representando a mesma equipe; os companheiros serão obrigados a dividir o mesmo lado da chave, pois os parceiros de equipe devem lutar até a segunda rodada do ADCC. Ainda assim, existem algumas quase certezas nesta divisão, que permitem algum grau de previsão para o resto da chave.

Kennedy Maciel provavelmente será o cabeça-de-chave número 1 do ADCC 2022. Ele ficou com a prata no ADCC 2019, perdendo por muito pouco para Augusto “Tanquinho” Mendes. Maciel poderá enfrentar Ruan Alvarenga, companheiro de equipe da Alliance que quase o derrotou na segunda rodada em 2019. Maciel e Alvarenga devem fazer uma revanche nas quartas de final, já que ambos, provavelmente, terão confrontos favoráveis na primeira rodada. O primeiro adversário de Maciel deve ser o vencedor da seletiva da Oceania e Ásia, Jeremy Skinner, enquanto Alvarenga pode ter um adversário do meio da divisão.


Maciel e Alvarenga são dois dos sete veteranos do ADCC nomeados para a categoria até 66kg este ano. Outros dois são, obviamente, os principais cabeças de chave. AJ Agazarm, vice-campeão do ADCC 2017 até 66 kg, e Garry Tonon, medalhista de bronze do ADCC 2019 até 77kg, cada um tem uma reivindicação viável aos cabeças de chave número 2 e 3.

Não é certeza que algum dos três veteranos restantes do ADCC fique como o quarto cabeça de chave. Também não é provável que essa vaga vá para Kieth Krikorian, por exemplo, já que ele perdeu nas seletivas da Costa Leste para Cole Abate. Assim como Krikorian, o multicampeão do ADCC, Geo Martinez, provavelmente se encontrará no meio da chave. Apesar de suas três vitórias na carreira no Campeonato Mundial, seu nível de sucesso nas competições vem diminuindo.

Ethan Crelinsten tem grandes chances de ser o cabeça de chave número 4. O bicampeão da seletiva venceu sua primeira luta no ADCC 2017 antes de perder, em uma disputa acirrada, para Agazarm. Não importa quais atletas recebam essas cobiçadas cabeças de chaves, eles provavelmente enfrentarão os representantes da 10th Planet e da Fight Sports.

Krikorian e Martinez serão colocados juntos em um lado da chave, enquanto Fabricio Andrey e Diogo Reis também serão colocados juntos para se enfrentarem nas quartas de final. É possível que esses quatro atletas fiquem agrupados em um lado da divisão; mas é pouco provável, pois isso colocaria três vencedores de seletivas em rota de colisão.

Fora esses fatos, é impossível prever essa chave com algum grau de certeza. É improvável que Cole Abate fique junto da dupla da 10th Planet, por exemplo, já que ele tem vitórias recentes sobre cada um deles. Também é improvável que Diego “Pato” Oliveira fique no mesmo lado que Joshua Cisneros ou Gabriel Sousa, já que competiu contra cada um deles quatro ou mais vezes nos últimos anos.

Assim como os organizadores do ADCC garantem que os companheiros de equipe se enfrentam até às quartas de final, os organizadores também tentam fazer novos confrontos ao invés de casar revanches, o que muitas vezes não pode ser evitado. Alvarenga e Maciel, por exemplo, vão se reencontrar.

Mas aqui está o nosso melhor palpite para a chave até 66kg:


AJ Agazarm e Garry Tonon podem trocar de posição neste cenário dependendo da chave. De qualquer forma, existem várias possibilidades de confrontos incríveis aqui. Tonon poderia estar no caminho certo para enfrentar Pato ou Keith Krikorian, que fariam grandes embates estratégicos contra o explosivo Tonon. Cole Abate contra Diogo Reis seria uma luta espetacular, colocando dois jovens recém-chegados ao ADCC para duelarem logo de início.

Josh Cisneros também pode encontrar dois confrontos desafiadores. Primeiro, o “desconhecido”, mas inegavelmente talentoso, Alvarenga, depois Kennedy Maciel, em duelo que tem uma vitória para cada lado. Resumindo, não tem uma maneira ruim para os organizadores do ADCC projetarem essa chave. Mesmo os atletas que não são cabeças de chave, têm um potencial óbvio de virada. 

Um dos 16 homens desta chave será o estreante campeão do ADCC. Nove deles têm chance de vencer no ano de estreia no ADCC. E Cole Abate, por exemplo, tem a chance de se tornar o campeão mais jovem da história do ADCC. As apostas não poderiam ser melhores para o ADCC 2022, e faltam apenas alguns dias.