2016 IBJJF World Jiu-Jitsu Championship

Yago de Souza Pronto Para Pegar Ouro No Mundial 2016

Yago de Souza Pronto Para Pegar Ouro No Mundial 2016

Aos 22 anos de idade, o jovem Yago Souza chega com moral na elite dos faixas-pretas para disputar o Mundial da IBJJF, marcado para semana que vem, na charmo

May 26, 2016 by FloGrappling
Yago de Souza Pronto Para Pegar Ouro No Mundial 2016
Aos 22 anos de idade, o jovem Yago Souza chega com moral na elite dos faixas-pretas para disputar o Mundial da IBJJF, marcado para semana que vem, na charmosa Pirâmide de Long Beach, na Califórnia.  

Escrito por Vitor Freitas. To read the English version of this article click here

O pupilo de Leandro Lo conquistou o Europeu e o Pan de Jiu-Jitsu em seu primeiro ano como faixa-preta. No Europeu, derrotou adversários do calibre de Alan Finfou (Checkmat) e Eduardo “Teta” Rios (Frontline Academy). No Pan 2016, encerrado em março, Yago talvez tenha sido testado no mais alto nível dos pesos médios.

O atleta da Brotherhood eliminou Otavio Sousa (Gracie Barra), tricampeão mundial, na semifinal e Vitor Oliveira (GFTeam), um dos mais duros da categoria, na final.

Em conversa exclusiva com o Flograppling, Yago analisa a divisão dos médios, e comenta os treinos com Leandro Lo.

Yago, vencer o Otavio Sousa e o Vitor Oliveira no Pan da IBJJF deixa sua confiança mais alta ou você vai jogar com cautela no Mundial 2016?

nullCom certeza foi importante ganhar deles no Pan, dá uma confiança a mais. Porém é sempre bom manter o foco e a cautela, subestimar os outros não é bom. Isso foi umas das primeiras coisas que aprendi no Jiu-Jitsu. Nunca subestime seu oponente.

Na categoria médio tem muito cara bom, e não me considero o favorito. Tenho que trabalhar muito pra conquistar meu espaço ali, mais se Deus quiser vamos chegar lá. Hoje eu me vejo como um atleta bom, que tem a oportunidade de pegar a medalha de ouro.

Em 2015, você ganhou o Mundial como faixa-marrom, e agora luta seu primeiro Mundial como faixa-preta. Que lição preciosa o Leandro Lo passou para você não deixar a vitória escapar?

O Leandro sempre diz que eu tenho a capacidade de ser campeão mundial, basta eu manter o foco ali na competição e não cometer erros, além de sempre ficar arisco, pois os meus adversários são mais experientes. Então, eu tenho que evitar errar e acreditar no meu potencial. Meu treino não mudou muita coisa, estou treinando mais Jiu-Jitsu e ajustando meu jogo, até porque meu jogo não depende tanto da minha força física. Então, prefiro ficar bem afiado tecnicamente.

O que podem esperar do Yago Souza no Mundial 2016?

O que mudou em mim do ano passado para cá é que estou um pouco mais velho e barbudo (risos). Acho que estou mais experiente, com outra visão sobre o Jiu-Jitsu e as competições. Acho que antes eu levava mais como obrigação e agora eu comecei a ter mais amor pelo esporte.

Você pode assistir Yago de Souza lutar no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu 2016, somente aqui em FloGrappling

null

Watch Yago de Souza's matches from the 2016 Pans