Conteudo em Português | Artigos, Vídeos e Mais

Campeonato Europeu 2023: os faixas-pretas lutam pela glória na Europa

Campeonato Europeu 2023: os faixas-pretas lutam pela glória na Europa

Campeões mundiais colocam nome a prova; veja tudo ao vivo na FloGrappling

Jan 27, 2023 by Vitor Freitas
Campeonato Europeu 2023: os faixas-pretas lutam pela glória na Europa

A fria cidade de Paris, na França, vai receber a elite do jiu-jitsu neste fim de semana, no sábado e domingo, dia 28 e 29 de janeiro. Nos tatames azuis da IBJJF, estrelas como Tainan Dalpra, Fellipe Andrew, Thalison Soares,  Fabricio Andrey,  Márcio André, Gabi Pessanha e outras feras prometem incendiar o Instituto de Judô, palco do torneio. 


Peso-galo

Depois de ter sido campeão mundial em 2022, Thalison agora quer aumentar seu recorde de títulos e vitórias como faixa-preta. Favorito, o atleta da AOJ tem uma jornada não tão fácil até o ouro, precisa passar por nomes como Welerson Gonçalves (Nova União) ou Frank Cespedes (Alliance) na final. 

Peso-pluma

Campeão mundial, Diego Pato (Dream Art) é o nome mais cotado para vencer o peso-pluma, que não tem seu atual campeão na disputa - Hiago George. Pato pode reencontrar antigos colegas de treino como Leonardo Mario (Cícero Costha). Tomoyuki Hashimoto também pinta como possível finalista. 

Peso-pena

O favoritismo gira em torno de Fabricio Andrey (Melqui Galvão), Alex Sodré (Nova União) e Israel Almeida (GFTeam). Fabricio, medalhista de bronze no mundial do ano passado, teve um ótima performance no Rio Summer Open e seu estilo finalizador pode fazer diferença. Sodré tem a missão de manter o título em casa, já que seu irmão Diego é o atual campeão da divisão. Já Israel quer alcançar seu primeiro título grande em torneios da IBJJF na faixa-preta. 

Peso leve 

Marcio André e Andy Murasaki carregam o posto de favoritos ao títulos em uma categoria que promete bastante ação. Márcio sabe como lutar no Europeu, torneio em que ele já venceu quatro vezes como faixa-preta. Já Andy, medalhista de prata no Mundial e campeão mundial sem kimono, vem em uma crescente na carreira. Eles podem se encontrar logo na semifinal, mas vão ter batalhas difíceis antes. Gabriel Rollo, Marcelo Fausto, Natan Chueng estão presentes. 

Peso médio

O reinado de Tainan Dalpra está intacto até agora. O astro da AOJ é bicampeão mundial e vai defender seu título no Europeu. A divisão ficou ainda mais interessante com a subida de Espen Mathiesen, que busca acrescentar mais uma medalha no currículo. A chave ainda conta com  Lucas Protasio, atleta que pode complicar bastante. 

Peso meio-pesado

O novo campeão ainda vai surgir neste fim de semana e a briga promete ser intensa. Pedro Machado, Francisco Lo, Matheus Spirandeli e Jansen Gomes são os nomes fortes da divisão. Quem chega para ser campeão? Bom, vamos conferir no próximo fim de semana. 

Peso Pesado

Fellipe Andrew entra como favorito ao título, por conta de ser o atual campeão no peso e também no absoluto. Rider Zuchi e Gabriel Blade se enfrentam logo na primeira luta e quem vencer pode incomodar bastante o reinado do campeão, além do perigoso Adam Wardzinski. 

Peso super pesado

Kaynan Duarte é um dos maiores talentos da nova geração do Jiu-Jitsu e tem grandes chances de vencer mais um torneio na elite. Marcus “Scooby” Ribeiro é o outro nome forte da divisão, já Vinicius Liberati e Harryson Santana são revelações que querem surpreender. 

Peso Pesadíssimo

Igor Silva, Mason Fowler, Wallace Costa e Tácio Carneiro vão brigar pelo título de campeão desta edição. Atual campeão brasileiro na faixa-preta e dono de uma guarda perigosa, Mason tem certo favoritismo, mas vamos ver como ele lida com a experiência de Igor e o ímpeto de Wallace e Tácio.