The Ups & Downs Of The Manaus Boys

"Os Altos e Baixos dos Meninos de Manaus" traz emoção, dor e superação

"Os Altos e Baixos dos Meninos de Manaus" traz emoção, dor e superação

O longa-metragem de 2023, produzido pela FloSports, documentou os bastidores dos três atletas de Melqui Galvão das seletivas do ADCC até o evento principal

Mar 10, 2023 by Vitor Freitas
"Os Altos e Baixos dos Meninos de Manaus" traz emoção, dor e superação

A equipe de filmagem da FloGrappling viajou até Manaus, no Amazonas, para conferir de perto como foi feita a preparação de Diogo Reis, Mica Galvão e Fabricio Andrey em seus primeiros passos nas seletivas da América do Sul até o evento ADCC 2022. Nas primeiras imagens, Mica guia todo mundo até as áreas mais históricas da cidade, desde os contatos com os animais silvestres na floresta até o banho de mar com os botos, passeio tradicional para quem vive por lá.

Logo depois, nas cenas seguintes, é possível entender porque Melqui e seus alunos têm uma relação tão forte, longa e duradoura. Você vai poder conferir como vivem os outros atletas do time dentro do próprio centro de treinamento. Lá eles têm alimentação e um lugar para dormir, sem precisar perder tempo no trânsito entre um treino e outro.

A rotina após o treino sempre é contemplada com uma deliciosa degustação de um suco de guaraná natural. Entre uma passagem e outra, nota-se a popularidade de Mica Galvão, que é chamado algumas vezes para tirar fotos com crianças e jovens que voltam da escola e passam em frente ao estabelecimento.

TREINOS INTENSOS DE WRESTLING

Para classificar três dos seus melhores atletas, Melqui Galvão investiu em mão de obra e trouxe um técnico de wrestling para afiar a parte em pé dos meninos. Diogo e Fabricio fizeram a maior parte do treino juntos, além de testar suas técnicas com outros parceiros de treinos, assim como Mica. Sempre junto, Melqui observava e anotava o que seria melhorado a seguir.

MICA GALVÃO, DIOGO REIS e FABRICIO ANDREY IMPRESSIONAM NA PRIMEIRA SELETIVA

O fã de Jiu-Jitsu vai poder recordar como foi a trajetória de Mica Galvão e Diogo Reis na primeira seletiva do ADCC em Balneário Camboriú, no Brasil. Mica conseguiu garantir a vaga após finalizar todas as lutas, incluindo Lucas Protasio e Magid Hage. Mo Jassim, organizador oficial do ADCC, ficou impressionado com a performance do jovem manauara e chegou a dizer que ele nunca mais vai precisar passar por uma seletiva para estar no evento principal.

Os bastidores mostram como a relação entre Melqui e Mica, pai e filho, é muito forte e vai entender ao longo do documentário a essência que eles carregam para viver o momento em que eles estão hoje em dia. Em todo instante, o professor parece controlar o atleta como um videogame, com suas vozes de comando sendo devidamente aplicadas. Uma confiança altíssima entre ambos.

Diogo Reis foi o segundo atleta a conquistar a vaga na primeira seletiva para o ADCC, tendo uma performance segura em todas as lutas, incluindo a final. Diogo surpreendeu pela forma como conduziu a estratégia contra Diego “Pato”, ao não pegar as costas em diversas oportunidades que teve ao longo da luta. Os comentaristas da luta ficaram incrédulos com o que estavam vendo, mas ali estava surgindo um novo astro estrategista do grappling.

Mo Jassim também não poupou elogios ao estilo agressivo que Fabrício Andrey apresentou para garantir sua vaga no evento principal. Finalizações plásticas, onde colocou até um oponente para dormir, e profissionalismo ao ter que enfrentar companheiros de equipe, Fabrício marcou sua atuação com espetáculo. O seu jeitão descontraído antes das lutas e após fez a torcida ficar empolgada no ginásio.

EVENTO PRINCIPAL: CONCENTRAÇÃO COM DEMIAN MAIA E ANÚNCIO DAS CHAVES

Na chegada do time em Las Vegas, palco do maior evento de grappling do mundo, Melqui coordena os últimos treinos para deixar o corpo ativo para a batalha. Você vai observar como o treinador determina o passo de cada atleta antes de uma competição tão importante, além de poder observar um treininho galáctico entre Demian Maia e Micael Galvão. O ex-astro do UFC fica impressionado com as habilidades do faixa-preta e faz previsões para o futuro do garoto de apenas 19 anos.

Já no ginásio do evento, você vai poder sentir um pouco do que era aquela atmosfera. O anúncio das chaves foi algo diferente do que estamos acostumados a ver, os atletas ficaram lado a lado, o que trazia uma expectativa maior ainda. Fabricio Andrey fez sua primeira luta contra o prodígio americano Cole Abate. Diogo Reis, parceiro de equipe, esperaria o vencedor deste duelo.

Mica Galvão enfrentou Oliver Taza logo na primeira luta do dia. Oliver é um dos principais nomes do time New Wave, de Gordon Ryan.

Com as chaves montadas, você vai ver como o time permanece bem unido mesmo sabendo que Diogo e Fabrício tinham possibilidades de lutar no dia seguinte.

DIA DE CONHECER OS NOVOS CAMPEÕES: SITUAÇÕES DIFÍCEIS, CHORO E ALEGRIA

Uma das partes mais dramáticas e interessantes do documentário está na parte que conta o fim da história e como se desenrolou, realmente, “Os Altos e Baixos do Meninos de Manaus”. Depois de Fabricio Andrey vencer Cole Abate, por decisão dos juízes, Melqui teve que ficar ausente por saber que seus dois alunos se enfrentariam para seguir a jornada até a medalha de ouro na categoria até 66kg.

Mas antes de você ver todos os momentos que antecederam a luta entre Diogo e Fabrício, você vai ver nos detalhes como foi a tensão entre dois companheiros antes de entrar no tatame. Uma vez, dentro do dojô, Diogo e Fabrício foram profissionais. Lutaram para valer! O “Hokage” chegou perto de finalizar Diogo, que defendeu bem e se livrou do estrangulamento.

Foi uma situação difícil que os meninos viveram neste ADCC. Fabrício e Diogo têm uma longa história de companheirismo e afetos – eles treinam juntos desde o início. Fabricio pareceu não cumprimentar o amigo, mas dá para entender que ninguém gosta de perder e, em algumas situações, é difícil digerir.

A partir deste momento, você verá como Diogo “Baby Shark” Reis foi implacável em sua jornada até o ouro, depois de enfileirar Josh Cisneros e Gabriel Sousa.

A entrevista pós-luta de Diogo emocionou a todo mundo que estava presente naquele dia histórico para os atletas e para o esporte. Depois que viu seu parceiro Mica perder a categoria até 77kg, Diogo se mostrou muito maduro para não se deixar abalar e, depois da vitória na final, soube exaltar o trabalho árduo que Melqui faz com todos desde muito tempo.