2023 Pan Jiu Jitsu IBJJF Championship

Meregali está pronto para buscar o seu primeiro título Pan-Americano

Meregali está pronto para buscar o seu primeiro título Pan-Americano

Tricampeão mundial e tetracampeão brasileiro quer mais um ouro para a sua coleção

Mar 17, 2023 by Mariana Viana
Meregali está pronto para buscar o seu primeiro título Pan-Americano

Com as inscrições chegando ao fim, Nicholas Meregali se junta a outros faixas-pretas renomados rumo a Kissimmee, na Flórida, em busca do ouro do Pan-Americano de Jiu-Jitsu da IBJJF, que acontece no final deste mês.

No último domingo, Meregali se inscreveu oficialmente para disputar o peso-pesadíssimo do Pan 2023, marcando a sua primeira participação em um torneio da IBJJF desde que conquistou o título mundial absoluto em junho de 2022.

“Embora ultimamente eu esteja focado nas disputas No Gi, o kimono sempre terá um lugar no meu coração, pois foi o estilo onde fiz o meu nome e desenvolvi a minha personalidade”, disse Meregali a FloGrappling. “Na verdade, meu jogo de kimono está progredindo muito com os ensinamentos de John Danaher, que não é apenas um excelente professor de No Gi, mas também de kimono. Estou indo para o Pan para mostrar o que eu acredito que seja o jiu-jitsu.”

Meregali só competiu no Pan como faixa-preta uma vez. Em 2017 — ano de estreia no ranking — finalizou dois adversários no absoluto antes de cair para Leandro Lo na semifinal. Ele perdeu para Lo também na categoria peso-pesado. Mas no mesmo ano ele derrotou Lo no Mundial e garantiu o seu primeiro título mundial.

Desde então, a carreira de Meregali está uma verdadeira montanha-russa.

Ele venceu o brasileiro em 2018, mas perdeu na semifinal do Mundial. Em 2019, ele levou o ouro duplo no brasileiro e conquistou o seu segundo título na sua categoria do Mundial. Então, em 2021, ele foi desclassificado na final do Mundial por conduta antidesportiva, sendo removido da disputa ao pódio.

Ele conseguiu a redenção em 2022, conquistando o ouro no Brasileiro e o seu primeiro título absoluto no Mundial. Na final, derrotou o então companheiro de equipe da Dream Art, Erich Munis, para quem havia perdido no peso.

Também em 2022, Meregali resolveu se testar nas competições sem kimono. O experimento foi bem-sucedido. Depois de anos sem competir sem kimono, Meregali conquistou três vitórias no Tezos WNO e saiu do ADCC 2022 com o bronze até 99kg e a prata no absoluto. Sob a orientação de John Danaher, Meregali parece ter desbloqueado um novo nível em suas habilidades prolíficas.

Ao longo de sua carreira, Meregali provou ser um lutador que está sempre em busca da finalização. Ele tem uma taxa de 71% de finalizações na carreira e nunca sofreu uma derrota por finalização na faixa-preta.

É provável que ele entre no absoluto, onde poderá enfrentar Erich Munis, Pedro Marinho, Roberto Jimenez, Fellipe Andrew, Francisco Lo, Elder Cruz etc.

Acesse a FloGrappling para acompanhar o Pan-Americano de Jiu-Jitsu da IBJJF 2023. Os faixas-pretas lutam no sábado, 25 de março, e no domingo, 26 de março.