2023 Pan Jiu Jitsu IBJJF Championship

Novatos, veteranos e mais: o esquadrão de faixas-pretas da AOJ no Pan

Novatos, veteranos e mais: o esquadrão de faixas-pretas da AOJ no Pan

Equipe treinada por Gui Mendes conta com veteranos, novatos, além de campeões mundiais que se juntam ao time para o campeonato

Mar 22, 2023 by Mariana Viana
Novatos, veteranos e mais: o esquadrão de faixas-pretas da AOJ no Pan

A Art Of Jiu-Jitsu tem uma das equipes de competição mais fortes do Jiu-Jitsu, e o time escalado para o Pan deste ano é um dos maiores até agora. Embora a AOJ seja há anos destaque nas faixas coloridas, seu esquadrão de faixas-pretas agora é formidável em várias categorias de peso. Para o Pan 2023, a AOJ formou uma equipe com novos talentos, veteranos consagrados e alguns novos nomes que foram recrutados com a esperança de contribuir para o sucesso da equipe de Costa Mesa.



Novatos estreando na faixa-preta 

Reon e Hiryu Niwa:

Os irmãos Niwa fecharam o peso-pluma no Mundial Sem Kimono. O Pan será a primeira grande competição de kimono da dupla na faixa-preta, com Reon lutando no peso-pluma e Hiryu no peso-galo. Com dois atletas da AOJ inscritos no peso-galo, Hiryu pode enfrentar o companheiro de equipe Thalison Soares em um eventual final.

Zach Kaina:

A conquista do ouro de Kaina no Mundial Sem Kimono após vencer cinco lutas foi a grande conquista de sua carreira na faixa-marrom. Assim como no peso-galo, o peso-pena conta com três atletas da AOJ, e como Kaina faz sua estreia na faixa-preta, ele pode esbarrar com seus companheiros de equipe (Reon Niwa nas quartas-de-final, ou Diego Pato em uma final). Outros possíveis confrontos desafiadores incluiriam Malachi Edmond nas quartas-de-final ou Diogo “Baby Shark” Reis nas semifinais.

Recém-chegados na AOJ em sua primeira temporada completa de kimono

Thalison Soares:

Ex-atleta da equipe Cicero Costha, o campeão mundial peso-galo de 2022 e Europeu de 2023 vai em busca de mais uma medalha dourada na faixa-preta. Depois de uma derrota apertada na final do Pan-Americano do ano passado para Bebeto Oliveira, Soares está decidido a atualizar sua medalha de prata no Pan de 2022 para ouro em 2023. Seus maiores desafios provavelmente serão na semifinal do peso-galo, com potenciais confrontos contra o “Caçador de Gigantes” Estevan Martinez e o estreante faixa-preta Corey Walker, a quem Soares enfrentou e derrotou por pontos na semifinal do Mundial 2017.

Diego "Pato" Batista:

Ex-representante da Dream Art, Pato anunciou a mudança de equipe para a AOJ em fevereiro de 2023. Depois de priorizar as competições sem kimono em 2022, com o terceiro lugar na divisão até 66kg do ADCC, Pato voltou a vestir o kimono e vem com força total em 2023. A final pode render mais um capítulo na saga da rivalidade entre Pato e Malachi Edmond. Pato finalizou Edmond na final do Mundial 2021, quando conquistou o seu primeiro título mundial, e Edmond derrotou Pato em janeiro deste ano no Europeu. 

Pablo Lavaselli:

Depois de ingressar na AOJ em agosto de 2022, o bicampeão do Abu Dhabi World Pro Pablo Lavaselli pode ter seu grande desempenho no Pan 2023. Lavaselli chega ao Pan embalado após um fim de semana dominante no Los Angeles Open, incluindo vitórias sobre os faixas-pretas da Atos João Mendes e Daniel Sathler. Seus maiores desafios podem estar em possíveis confrontos contra Carlos Henrique nas quartas-de-final ou Shane Jamil-Hill Taylor nas semifinais. Lavaselli se juntará ao companheiro de equipe Johnatha Alves - tricampeão Pan-Americano - na divisão dos leves.

Margot Ciccarelli:

A ex-atleta da Unity Jiu-Jitsu Margot Ciccarelli, que lutava na divisão peso-leve, agora é uma peso-pena da AOJ, o que representa novos confrontos e desafios. Fique de olho em uma possível semifinal contra Larissa Campos e prepare-se para um confronto de estilos caso Ciccarelli bata de frente com a atual campeã da categoria, Ana Rodrigues, em uma eventual final.

Mariana Santos Cardoso:

Mais uma ex-representante da Unity Jiu-Jitsu, a primeira luta de Cardoso contra Ingridd Alves é uma oportunidade de vingar a derrota para Alves de kimono – as duas se enfrentaram na 2ª seletiva Sul-Americana do ADCC.

Forjadas em casa

Johnatha Alves:

Johnatha Alves vai em busca do seu quarto título consecutivo do Pan-Americano na divisão dos leves. Além da possibilidade de enfrentar seu companheiro de equipe Lavaselli, o desafio mais intrigante para Alves pode ser em uma possível final contra Shane Jamil-Hill Taylor, que subiu da categoria dos penas para o peso-leve e cuja guarda laço pode abalar a divisão. Alves brincou que buscará o absoluto no Pan de 2023 e muito mais.

Matheus Rodrigues:

Rodrigues tem um recorde de duas vitórias contra Clay Mayfield, a quem enfrentará na sua primeira luta do Pan 2023. Caso Rodrigues avance com mais um triunfo contra Clay Mayfield, ele pode encontrar uma série de confrontos interessantes em seu caminho para as finais, que incluem Uanderson Ferreira na segunda rodada, Ronaldo Junior nas quartas-de-final e Jansen Gomes na semifinal.

Jessa Khan:

Depois de vencer o Pan 2022 no peso-pluma, Khan voltará ao peso-galo para o Pan 2023. Não faltarão oportunidades de revanche contra adversários desafiadores. Sua semifinal provavelmente a colocará contra Jessica Caroline, para quem Khan perdeu por 2 a 0 no Europeu de 2023. Uma vaga na final pode colocá-la contra Brenda Larissa ou Lavinia Barbosa, ambas as quais ela conheceu em 2021.

Tainan Dalpra:

Depois de uma atuação dominante no Grand Prix da IBJJF contra Isaque Bahiense, a pergunta continua: quem pode parar Tainan Dalpra? Um possível candidato que Dalpra pode enfrentar na semifinal é Rolando Samson, que recentemente conquistou uma difícil vitória sobre Johnatha Alves (AOJ) no Los Angeles Open. Faixa-preta da Atos desde 2017, Samson, que não luta o Pan-Americano desde 2018, planeja voltar com tudo após o longo hiato em sua carreira. E a vontade de se desafiar contra Dalpra, pode tornar Dalpra x Samson o confronto mais emocionante do Pan 2023.

Até agora Dalpra está com 55 vitórias e nenhuma derrota nas competições da IBJJF desde que recebeu a faixa preta em outubro de 2020. Nesse período, ele manteve uma taxa de finalização de 72% e conquistou dois títulos Mundiais, dois títulos Pan-Americanos e dois títulos Europeus.

Bônus: destaques da faixa-marrom

Cole Abate:

Depois de vencer o Europeu 2023 na faixa-roxa de forma dominante e ser promovido no pódio, Abate vai para o Pan-Americano pronto para agitar a divisão dos leves na faixa-marrom.

Shelby Murphy:

O desempenho de Murphy no peso-galo tem sido impecável nas faixas coloridas até agora; ela venceu o Pan e o Mundial na faixa-azul em 2021 e na faixa-roxa em 2022. Após grandes atuações no Tampa Open e no Los Angeles Open, Shelby pretende continuar no caminho das medalhas de ouro em seu primeiro grande campeonato na faixa-marrom, o Pan 2023.