Conteudo em Português | Artigos, Vídeos e Mais

Os novos rostos do peso-galo: quem pode dificultar o caminho do Thalison?

Os novos rostos do peso-galo: quem pode dificultar o caminho do Thalison?

A divisão mais leve da faixa-preta promete duelos interessantes para Thalison Soares, campeão mundial da categoria, que vai medir forças com a nova geração

Mar 24, 2023 by Vitor Freitas
Os novos rostos do peso-galo: quem pode dificultar o caminho do Thalison?

No próximo sábado, dia 25 de março, os faixas-pretas começam a entrar em ação no Pan-Americano da IBJJF, na Flórida, nos Estados Unidos. Thalisson Soares está mais ativo na temporada e voltou a lutar em janeiro, meses após sua conquista no Mundial, para vencer o Campeonato Europeu, realizado em Paris, na França. A categoria peso-galo está com holofotes altos, quiçá, até maiores desde o tempo da histórica rivalidade entre Caio Terra e Bruno Malfacine. A renovação de atletas a cada ano torna a dificuldade mais alta e interessante, sem saber se terá um amplo domínio ou troca de campeões. 

O campeão mundial da AOJ não irá reencontrar seu velho rival, Bebeto Oliveira, que o venceu na final do Pan-Americano em 2022. Bebeto optou por visitar a família e voltar a treinar no Brasil como foco no Brasileiro e Mundial. Mas, com a ausência do atual campeão, não significa que a categoria esteja menos difícil.

Novos atletas farão sua primeira competição na elite e outros concorrentes buscam sua chance de conquistar uma medalha importante na carreira. Mas quem são esses atletas? Bom, você vai conhecer abaixo.

Rodrigo Otavio: o faixa-preta é mais um talento oriundo de Manaus, no Amazonas. Seu início como faixa-preta tem pouco tempo, menos de dois anos para ser mais exato, mas com um título do Grand Slam na bagagem. Rodrigo conquistou seu primeiro brasileiro na elite em 2022, depois de uma campanha espetacular. Após dividir sua carreira entre a Atos Rio de Janeiro e Dream Art, Rodrigo agora representa a Qatar BJJ/ Vision Brasil. Rodrigo é um dos nomes cotados para chegar até a final, sua primeira luta será contra Hiryu Niwa (AOJ).

Zayed Alkatheeri: 

Zayed ganhou notoriedade pelos títulos que conquistou em 2022, incluindo o feito inédito de ser o primeiro emirati a ser campeão mundial em Abu Dhabi, na faixa-preta. Os fãs locais acreditam que ele será uma grande estrela no futuro, por conta das suas performances contra brasileiros do calibre de Nathannael Fernandes, Carlos Samboni e Welerson Gonçalves. No Pan, se Zayed vencer a primeira luta logo terá um teste de fogo contra o atual campeão mundial.

Jordan Vaisman:

 Jordan chegou na Art of Jiu-Jitsu, dos irmãos Mendes, no ano passado e não demorou muito para encantar o time profissional. A sua ética de trabalho aliado às suas habilidades para ensinar Jiu-Jitsu o fizeram crescer dentro da escola em poucos meses. Agora, oficialmente, atleta do time de competição, Jordan teve que primeiro vencer a barreira do corte de peso. Acostumado a lutar no peso-pena, o professor Guilherme viu nele o potencial de ser um atleta destaque no peso-galo. Jordan lutou seu primeiro campeonato no novo peso há poucas semanas, no Dallas Open, onde conseguiu ter uma boa performance. No sábado, ele começa sua jornada contra Frank Cespedes (Alliance).

Rodinei Barbosa: 

O popular Roy, como é conhecido pelos mais próximos, é um dos mais condecorados faixas-pretas da divisão. Rodinei tem duas medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro conquistadas em sequência, em 2016 e 2017, uma medalha de ouro no Campeonato Europeu, em 2019, e duas medalhas de pratas no Mundial, em 2018 e 2019. Agora sob a bandeira da Checkmat, Rodinei quer reencontrar os caminhos das vitórias para figurar no topo da divisão novamente.

Hiryu Niwa: 

Do Japão para os Estados Unidos. Hiryu está muito, muito longe de casa para alcançar seu sonho de ser uma estrela do esporte. Depois de brilhar na faixa-marrom ao lado do seu irmão – eles fecharam a categoria peso-pluma no Mundial Sem Kimono, o professor Guilherme decidiu que Hiryu deveria descer de peso para ter performances em grande estilo na faixa-preta. Ele pode ser uma das grandes estrelas do fim de semana. Vamos conferir!