Conteudo em Português | Artigos, Vídeos e Mais

Aljamain Sterling, Ffion Davies e Espen Mathiesen vencem no ADXC 2

Aljamain Sterling, Ffion Davies e Espen Mathiesen vencem no ADXC 2

Evento realizado em Abu Dhabi colocou atletas para lutarem grappling em um cage de MMA, com pontuação dividida em rounds

Jan 19, 2024 by Carlos Arthur Jr.
Aljamain Sterling, Ffion Davies e Espen Mathiesen vencem no ADXC 2

Em sua segunda edição realizada na capital dos Emirados Árabes, o Abu Dhabi Extreme Championship misturou atletas do Jiu-Jitsu e do MMA em combates com e sem kimono realizados em um cage. O evento, realizado neste domingo, dia 19 de janeiro, contou com 14 lutas apresentadas na Mudabala Arena, em um espetáculo de luz e sons, com a presença de autoridades locais e de outros países.

Com regras que seguem as diretrizes da AJP (organização que realiza o Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Championship), as lutas não possuem pontuação como no Jiu-Jitsu, e as decisões, excluindo as finalizações, são definidas por árbitros laterais assim como no MMA, com pontuações por round de 10-8, 10-9 ou 10-10. 


Na luta principal sem kimono, o ex-campeão do UFC Aljamain Sterling encarou o também lutador do Ultimate Chase Hooper em um duelo sem kimono de 5 rounds de 3min. No combate, Hooper soltou mais o jogo, tentando giros no Imanari roll, ataques no triângulo e transições menos ortodoxas. Sterling, por sua vez, conseguiu aplicar quedas e chegar na lateral, assim como na montada, em diferentes ocasiões da disputa de 15min no total. No fim das contas, Sterling convenceu a maior parte dos jurados, vencendo na decisão dividida.

Já na luta principal de kimono, o atual campeão do Abu Dhabi World Pro Bruno Lima, representando Portugal, venceu com boa distância o brasileiro Manuel Ribamar. Mostrando muita habilidade no jogo em pé, Bruno abusou das quedas e entradas de judô, combinadas com transições rápidas no solo para posições dominantes como montada e pegada de costas. Suas pegadas firmes na faixa de Ribamar, por cima da cabeça, quebraram a postura do brasileiro e abriram boa margem para entradas de queda e contragolpes. 

A vitória para Bruno veio também na decisão, e este aproveitou a entrevista pós-evento para desafiar Jansen Gomes para lutar no cage do ADXC, no próximo evento da organização, agendado para o dia 2 de março em Balneário Camboriú, no Brasil.


Antes, na luta co-principal sem kimono, Ffion Davies confirmou seu favoritismo ao bater a atleta do UFC Luana Pinheiro. Depois de trocar pegadas em pé com Luana, Ffion entrou na guilhotina e levou Luana para a grade. Luana saiu do golpe, mas Ffion esgrima fintando a queda para, ainda em pé, chegar nas costas de Luana. Com os ganchos, Fion buscou espaço e ajustou o mata-leão no primeiro minuto da luta, garantindo a vitória mais rápida da noite, aos 51 segundos de luta.

Já na luta co-princpal de kimono, Espen Mathiesen e Pablo Lavaselli fizeram uma batalha extremamente técnica, com troca de giros e pegadas nas lapelas, com raspagens para ambos os lados. Pablo teve boas ações raspando com pegadas nas pernas, ou da guarda-x. Espen, por sua vez, abusou dos giros e ataques se embolando pelas pernas. No fim do combate, decisão dividida em favor do noruegues Espen Mathiesen.

Outros destaques ficaram para o combate agitado entre Gabriel Sousa e Yuta Shimada, no qual o brasileiro venceu na decisão dos árbitros; para a vitória de Shay Montague sobre o Emirate Omar Al Suwaidi em duelo muito técnico; e paras a finalização de Emily Ferreira sobre Yara Kakish com um armlock no fim do terceiro assalto.


Confira nas linhas abaixo os resultados completos do ADXC 2:


ADXC 2
MUBADALA ARENA, ABU DHABI - UAE
JANUARY 19, 2023

Main Event

  • Aljamain Sterling venceu Chase Hooper na decisão dividida
  • Bruno Lima venceu Manuel Ribamar na decisão unânime

Co-Main Event

  • Ffion Davies finalizou Luana Pinheiro no mata-leão aos 51 do R1
  • Espen Mathiesen venceu Pablo Lavaselli na decisão dividida

Main Card

  • Rinat Fakhredinov venceu Douglas Lima na decisão unânime
  • Talison Costa venceu Ali Monfaradi na decisão dividida
  • Sidney Outlaw finalizou Terrance McKinney no crossface a 1min37s do R1
  • Gabriel Sousa venceu Yuta Shimada na decisão unânime
  • Pouya Rahman venceu Denzel Freeman na decisão unânime  

Prelims Card

  • Shay Montague venceu Omar Al Suwaidi na decisão dividida
  • Matus Arpas venceu Ahmed Amir na decisão unânime
  • Emily Ferreira finalizou Yara Kakish no armlock a 1min10s do R3
  • Mohammed Al Suwaidi venceu Seonghyeon Joo na decisão unânime
  • Yaroslav Rymasjevkii venceu Alinur Kuatuly na decisão unânime