Pessanha, Trabuco, Lovato e mais destaques do Brasileiro Sem Kimono da CBJJ
Pessanha, Trabuco, Lovato e mais destaques do Brasileiro Sem Kimono da CBJJ
Torneio de Nogi chegou ao Rio de Janeiro recheado de estrangeiros brilhando nas divisões de peso, mas brasileiros dominaram nos absolutos

O Velódromo Olímpico do Rio de Janeiro está acostumado a receber eventos de outros esportes. Skate, Capoeira, Vôlei, Futsal e até Tecido Acrobático fazem parte do cronograma do ginásio montado para provas de ciclismo. Mas as acrobacias da vez ficaram para as fugas espetaculares e giros rápidos do Brasileiro de Jiu-Jitsu Sem Kimono da CBJJ, realizado nos dias 28 e 29 de junho, com com atletas conhecidos do cenário internacional e novos nomes em ação. Quedas firmes e ataques de finalização foram a tônica do torneio que teve como destaque as disputas da faixa-preta adulto.
Começando pelo absoluto feminino, tivemos mais uma rodada de Gabi Pessanha mostrando suas habilidades de chave de pé. Depois de encarar e vencer Roberta Ribeiro com uma rápida botinha na divisão de super-pesado, Gabi voltou a repetir a dose, com o mesmo golpe e a mesma velocidade, para finalizar Mikaela Barros e garantir o ouro duplo.
"Ainda tenho muito medo de me machucar", revelou Gabi. "Nos treinos sem kimono, num mesmo dia, tomei uma cotovelada e uma cabeçada. De kimono eu consigo controlar melhor e é meu foco principal, mas quero buscar evolução."
Sempre calma, Gabi mostrou um pouco do seu nervosismo na beira do tatame, mas por um motivo especial: Enquanto aguardava sua primeira final, pôde ver de perto o companheiro de treinos Anderson Kauã garantir seu primeiro título brasileiro como faixa-preta, ao vencer Victor Hugo Ramos no Pesadíssimo, na decisão. "Ele que me ensinou a dar a botinha, mas parou com as aulas particulares. Disse que já estou boa demais", brincou Gabi. A festa do time ficou completa com Maria Claudia Silva, campeã no peso leve.
No masculino, destaque para o jovem de 21 anos Rafael Trabuco, pupilo de Felipe Preguiça na Gracie Barra. Com um jogo forte por cima, Trabuco venceu Rafael Paganinni na final do absoluto ao pressionar, passar a guarda, montar e pegar as costas, vencendo por 11 a 0 nos pontos. Vale ressaltar, porém, que Trabuco acabou parado na divisão de peso super-pesado. Seu algoz, o panamenho Javier Barter, passou por Trabuco nas quartas de finais e finalizou rápido na semifinal rumo à disputa do ouro no qual enfrentaria Rafael Lovato.
Campeão de todos os grandes torneios com e sem pano da IBJJF e CBJJ como adulto, o master Rafael Lovato buscava a última medalha para sua parede, a do Brasileiro Sem Kimono. Com Javier Barter no seu caminho, Lovato aplicou um jogo sólido por cima e, ao contra golpear uma entrada de Javier, estabilizou na passagem de guarda, montou e passou mais uma vez no fim, capitalizando 10 a 0 nos pontos. Lovato mostrou extrema emoção ao vencer, levantando uma camiseta com os dizeres "Obrigado, Brasil" e chorou à beira do tatame. Confira abaixo os resultados completos.
MASCULINO
Peso-Galo: Weslei Kellisson finalizou Jailson Alves no mata-leão
Peso-Pluma: Kennedy Guilherme venceu Lucas Canto por 2 a 0 nos pontos
Peso-Pena: Kauã Gabriel venceu Henrique Cordeiro por 3 a 2 nas vantagens após 2 a 2 nos pontos
Peso Leve: Yonathan Macias venceu Matheus Galvão por 2 a 0 nos pontos
Peso Médio: Arley Pacheco finalizou Ygor Rodrigues no katagatame
Peso Meio-Pesado: Rafael Paganinni finalizou Gabriel Brod no mata-leão
Peso Pesado: David Garbo venceu Pablo Campos por 2 a 0 nos pontos
Peso Super-Pesado: Rafael Lovato venceu Javier Barter por 10 a 0 nos pontos
Peso Pesadíssimo: Anderson Kauã venceu Victor Hugo Ramos na decisão
Peso Absoluto: Rafael Trabuco venceu Rafael Paganinni por 11 a 0 nos pontos
FEMININO
Peso-Galo: Thais Loureiro finalizou Elisa Ribeiro no mata-leão
Peso-Pluma: Bárbara Silva venceu Jessica Caroline na decisão
Peso-Pena: Evellyn Azevedo finalizou Bianca Gianinni na chave de pé
Peso Leve: Maria Claudia Silva cenceu Izabel Seki por 2 a 0 nos pontos
Peso Médio: Amanda Schurtz venceu Julia Boscher por 2 a 0 nos pontos
Peso Meio-Pesado: Ana Beatriz finalizou Isis Bastos no armlock
Peso Pesado: Thayene Lira venceu Bruna Braga por 4 a 0 nos pontos
Peso Super-Pesado: Gabi Pessanha finalizou Roberta Ribeiro na chave de pé
Peso Absoluto: Gabi Pessanha finalizou Mikaela Barros na chave de pé
Assista Jiu-Jitsu na FloGrappling
A FloGrappling é a melhor plataforma para assistir aos melhores eventos de Jiu-Jitsu do mundo e obter as informações mais relevantes do esporte. Confira na FloGrappling eventos com exclusividade como:
Siga a FloGrappling Nas Redes Sociais
- Siga no Twitter / X @flograppling.
- Siga no Instagram @flograppling.
- Veja os melhores lances no YouTube.
- Curta no Facebook.