Conteudo em Português | Artigos, Vídeos e Mais

Pessanha, Trabuco, Lovato e mais destaques do Brasileiro Sem Kimono da CBJJ

Pessanha, Trabuco, Lovato e mais destaques do Brasileiro Sem Kimono da CBJJ

Torneio de Nogi chegou ao Rio de Janeiro recheado de estrangeiros brilhando nas divisões de peso, mas brasileiros dominaram nos absolutos

Jun 30, 2025 by Carlos Arthur Jr.
Pessanha, Trabuco, Lovato e mais destaques do Brasileiro Sem Kimono da CBJJ

O Velódromo Olímpico do Rio de Janeiro está acostumado a receber eventos de outros esportes. Skate, Capoeira, Vôlei, Futsal e até Tecido Acrobático fazem parte do cronograma do ginásio montado para provas de ciclismo. Mas as acrobacias da vez ficaram para as fugas espetaculares e giros rápidos do Brasileiro de Jiu-Jitsu Sem Kimono da CBJJ, realizado nos dias 28 e 29 de junho, com com atletas conhecidos do cenário internacional e novos nomes em ação. Quedas firmes e ataques de finalização foram a tônica do torneio que teve como destaque as disputas da faixa-preta adulto.

Começando pelo absoluto feminino, tivemos mais uma rodada de Gabi Pessanha mostrando suas habilidades de chave de pé. Depois de encarar e vencer Roberta Ribeiro com uma rápida botinha na divisão de super-pesado, Gabi voltou a repetir a dose, com o mesmo golpe e a mesma velocidade, para finalizar Mikaela Barros e garantir o ouro duplo.

"Ainda tenho muito medo de me machucar", revelou Gabi. "Nos treinos sem kimono, num mesmo dia, tomei uma cotovelada e uma cabeçada. De kimono eu consigo controlar melhor e é meu foco principal, mas quero buscar evolução."

Sempre calma, Gabi mostrou um pouco do seu nervosismo na beira do tatame, mas por um motivo especial: Enquanto aguardava sua primeira final, pôde ver de perto o companheiro de treinos Anderson Kauã garantir seu primeiro título brasileiro como faixa-preta, ao vencer Victor Hugo Ramos no Pesadíssimo, na decisão. "Ele que me ensinou a dar a botinha, mas parou com as aulas particulares. Disse que já estou boa demais", brincou Gabi. A festa do time ficou completa com Maria Claudia Silva, campeã no peso leve.

No masculino, destaque para o jovem de 21 anos Rafael Trabuco, pupilo de Felipe Preguiça na Gracie Barra. Com um jogo forte por cima, Trabuco venceu Rafael Paganinni na final do absoluto ao pressionar, passar a guarda, montar e pegar as costas, vencendo por 11 a 0 nos pontos. Vale ressaltar, porém, que Trabuco acabou parado na divisão de peso super-pesado. Seu algoz, o panamenho Javier Barter, passou por Trabuco nas quartas de finais e finalizou rápido na semifinal rumo à disputa do ouro no qual enfrentaria Rafael Lovato.

Campeão de todos os grandes torneios com e sem pano da IBJJF e CBJJ como adulto, o master Rafael Lovato buscava a última medalha para sua parede, a do Brasileiro Sem Kimono. Com Javier Barter no seu caminho, Lovato aplicou um jogo sólido por cima e, ao contra golpear uma entrada de Javier, estabilizou na passagem de guarda, montou e passou mais uma vez no fim, capitalizando 10 a 0 nos pontos. Lovato mostrou extrema emoção ao vencer, levantando uma camiseta com os dizeres "Obrigado, Brasil" e chorou à beira do tatame. Confira abaixo os resultados completos.


MASCULINO

Peso-Galo: Weslei Kellisson finalizou Jailson Alves no mata-leão

Peso-Pluma: Kennedy Guilherme venceu Lucas Canto por 2 a 0 nos pontos

Peso-Pena: Kauã Gabriel venceu Henrique Cordeiro por 3 a 2 nas vantagens após 2 a 2 nos pontos

Peso Leve: Yonathan Macias venceu Matheus Galvão por 2 a 0 nos pontos

Peso Médio: Arley Pacheco finalizou Ygor Rodrigues no katagatame

Peso Meio-Pesado: Rafael Paganinni finalizou Gabriel Brod no mata-leão

Peso Pesado: David Garbo venceu Pablo Campos por 2 a 0 nos pontos

Peso Super-Pesado: Rafael Lovato venceu Javier Barter por 10 a 0 nos pontos

Peso Pesadíssimo: Anderson Kauã venceu Victor Hugo Ramos na decisão

Peso Absoluto: Rafael Trabuco venceu Rafael Paganinni por 11 a 0 nos pontos


FEMININO

Peso-Galo: Thais Loureiro finalizou Elisa Ribeiro no mata-leão

Peso-Pluma: Bárbara Silva venceu Jessica Caroline na decisão

Peso-Pena: Evellyn Azevedo finalizou Bianca Gianinni na chave de pé

Peso Leve: Maria Claudia Silva cenceu Izabel Seki por 2 a 0 nos pontos

Peso Médio: Amanda Schurtz venceu Julia Boscher por 2 a 0 nos pontos

Peso Meio-Pesado: Ana Beatriz finalizou Isis Bastos no armlock

Peso Pesado: Thayene Lira venceu Bruna Braga por 4 a 0 nos pontos

Peso Super-Pesado: Gabi Pessanha finalizou Roberta Ribeiro na chave de pé

Peso Absoluto: Gabi Pessanha finalizou Mikaela Barros na chave de pé


Assista Jiu-Jitsu na FloGrappling

A FloGrappling é a melhor plataforma para assistir aos melhores eventos de Jiu-Jitsu do mundo e obter as informações mais relevantes do esporte. Confira na FloGrappling eventos com exclusividade como: 

Siga a FloGrappling Nas Redes Sociais