Retrospectiva 2025: Os melhores lances do Jiu-Jitsu na FloGrappling
Retrospectiva 2025: Os melhores lances do Jiu-Jitsu na FloGrappling
Relembre duelos e personalidades que marcaram a temporada 2025 e prepare-se com a chegada do Jiu-Jitsu em 2026

Entre grandes campeonatos, títulos importantes e nomes que se destacaram no tatame, 2025 foi um ano bem movimentado para o Jiu-Jitsu e viu o crescimento contínuo do esporte, que segue conquistando cada vez mais corações ao redor do mundo.
Com inúmeros eventos de grande porte acontecendo em diversos países ao longo dos últimos 12 meses, a FloGrappling garantiu a participação dos fãs no cenário internacional da arte suave com transmissões ao vivo e coberturas, e agora, com o início de um novo ciclo e uma nova temporada competitiva, chegou a hora de uma retrospectiva dos momentos mais memoráveis do Jiu-Jitsu em 2025. Confira nas linhas abaixo!
Mica Galvão vs Roberto Jimenez: Estratégia e agressividade na medida certa
Micael Galvão é conhecido por ser sempre letal em suas lutas, sejam elas de kimono em torneios tradicionais da IBJJF ou no grappling em palco de eventos como ADCC ou Who's Number One. Mas ao ser convidado para participar do GP sem kimono de médios do BJJ Stars 15 em abril, o manauara adotou uma postura completamente diferente e fez seus duelos de forma mais cadenciada, controlando mais as ações, jogando de guarda e buscando menos quedas com intensidade.
Poderia se dizer que seu estilo de luta havia desacelerado demais, talvez até mesmo por conta de uma lesão, mas Mica mostrou sua genialidade na final contra Roberto Jimenez, quando realmente precisava dominar para poder garantir a premiação do evento. Frente a um oponente perigoso, Mica voltou a brilhar ao partir com tudo para cima de Roberto, sem poupar nenhum esforço para pressionar o adversário e encontrar uma finalização brutal no braço antes de ficar com o título. Com o triunfo, Mica mostrou que sabe equilibrar bem o estrategista e o finalizador para conquistar os melhores resultados.

Sarah Galvão vs Ana Carolina Vieira: O confronto de gerações que marcou o palco do CJI 2
Realizado em agosto, o Craig Jones Invitational 2 chegou à cidade de Las Vegas com uma tarefa desafiadora. Após um debute intenso no ano anterior, a segunda edição do evento precisava entregar tanto quanto seu predecessor e não mediu esforços para reunir alguns dos maiores nomes do esporte em uma disputa de equipes em formato similar ao evento asiático Quintet, mas foi na semifinal do GP feminino que foi realizada uma das lutas mais memoráveis do torneio, com a jovem Sarah Galvão superando a experiente Ana Carolina Vieira em duelo que saíram até faíscas.
Ainda na faixa-marrom, Sarah saiu em desvantagem contra os ataques de Ana no primeiro assalto do confronto, mas se recuperou rápido para dominar a rodada seguinte com quedas e ataques de finalização no triângulo invertido, e garantiu a vitória no terceiro round mostrando sua garra ao levantar ainda presa em uma guilhotina para empurrar Ana para cima da parede e derrubar a veterana com força, tentando as costas e passando a guarda antes de dar botes no armlock e triângulo. Mesmo sem ter saído com a vitória na final do GP, a filha de André e Angélica Galvão mostrou que a mesma vontade dos pais bate forte em seu peito, e que seu talento é mais do que suficiente para escrever seu nome na história do grappling internacional.

João Bisnaga: De talentoso azarão a inegável campeão
Em uma divisão de penas recheada de atletas e astros conhecidos do cenário internacional do esporte, um nome menos badalado correu por fora para sair à frente de todos e conquistar o título no Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF em junho. Faixa-preta veterano da Atos Jiu-Jitsu, João "Bisnaga" Mendes sempre foi apontado como uma das grandes potencias da categoria, mas sempre batia na trave durante as grandes competições, frequentemente parado em alguma situação, no mínimo, aberta à múltiplas interpretações.
Dessa vez, porém, Bisnaga conseguiu conquistar o topo do mundo em uma campanha exemplar, vencendo seus adversários na abertura da competição, encontrando uma chave de pé a lá Caio Terra na semifinal para superar Diego Sodré, que era um dos favoritos, e encerrando sua trajetória com um desempenho extremamente técnico para derrotar o campeão mundial Meyram Maquiné, quebrando totalmente a banca e ficando com a medalha de ouro. Com a vitória, João Bisnaga provou que sempre haverá renovação no Jiu-Jitsu, mesmo com grandes medalhistas disputando o título mundial.

Nolan Stuart vs Adam Wardzinski: Resiliência e precisão para conquistar a coroa do Jiu-Jitsu
Em um dos últimos torneios de maior expressão do ano de 2025, o The Crown reuniu a nata dos competidores de Jiu-Jitsu para um grande show em novembro. Na divisão de pesados, uma das categorias mais complicadas do torneio, tivemos a final entre o polonês e detentor da coroa Adam Wardzinski e o americano desafiante Nolan Stuart. Após ser raspado logo de início, Nolan usou sua guarda para frear os avanços do adversário e, quando o mesmok tentou passar espetando o joelho, deu um bote certeiro na chave de omoplata, ataque usado com mais frequência para raspar do que finalizar no mais alto nível do Jiu-Jitsu.
O americano, no entanto, não quis saber da inversão e foi contra a maré na busca pelos três tapinhas, encaixando com segurança a mão na gola para forçar ainda mais o golpe e garantindo a vitória de forma espetacular, ficando não só com o título do The Crown mas também passando por um dos maiores nomes da divisão com uma finalização muito atípica e difícil de se ver na faixa-preta.

Fabricio Andrey vs Javier Zaruski: Davi e Golias colidem em São Paulo
Após promover um explosivo GP de médios na edição anterior do evento, o BJJ Stars 16 decidiu aumentar o desafio e voltou à cidade de São Paulo com mais um Grand Prix sem kimono, dessa vez chamando competidores de renome para buscar o título na categoria de peso aberto. Com grandes confrontos na chave, o destaque chegou logo na saída da disputa com o encontro entre Fabricio Andrey e Javier Zaruski nas quartas-de-final.
Entrando com muita disposição apesar da diferença considerável de altura, Fabricio ignorou a desvantagem e usou sua força para rechaçar a pressão do adversário de pé, levando a vantagem na partida com boas entradas de queda ao longo do tempo regulamentar. Os lances decisivos chegaram na reta final do confronto, com Fabricio contabilizando duas belíssimas quedas em sequência, caindo primeiro com a guarda passada e depois direto na montada para levar o público à loucura. Mesmo sem ficar com o cinturão no fim das contas, o Hokage protagonizou um dos lances mais plásticos do ano e confirmou um antigo dito popular: Tamanho, de fato, não é documento.

Gabi Pessanha: A Rainha (humana) do Jiu-Jitsu
Da Cidade de Deus para o mundo, Gabrieli Pessanha teve mais uma temporada recheada de vitórias e títulos acrescentada ao seu currículo, passando por veteranas perigosas e novatas promissoras para manter seu reinado firme e forte por mais um ano de excelentes desempenhos. Mas diferente de seus predecessores, 2025 não trouxe apenas vitórias para a faixa-preta da Infight, que viu seu trono mais desafiado do que nunca começando já no Brasileiro de Jiu-Jitsu, com a rival Tayane Porfírio conseguindo duas passagens para conquistar o topo do pódio de Super-Pesados. Já em dezembro, no Mundial No-Gi, a atleta carioca sofreu sua primeira derrota por finalização na faixa-preta, sucumbindo a um heel hook pelas mãos da experiente Elisabeth Clay na final do absoluto.
Mesmo com os tropeços pelo caminho, Gabi segue em sua jornada para se tornar uma das maiores lendas do esporte e continua estabelecendo recordes incríveis como competidora, conquistando pelo menos uma medalha de ouro em todos os principais torneios da IBJJF com e sem kimono neste ano, e se tornando a primeira atleta a faturar o Grand Slam No-Gi da federação. Ao superar as derrotas e voltar ainda mais forte para os tatames na próxima temporada, Gabi mostra que o esforço é tão importante quanto o resultado e que seu lado humano a torna ainda mais digna de ser considerada parte da realeza do Jiu-Jitsu. Vida longa à Rainha!

Assista Jiu-Jitsu na FloGrappling
A FloGrappling é a melhor plataforma para assistir aos melhores eventos de Jiu-Jitsu do mundo e obter as informações mais relevantes do esporte. Confira na FloGrappling eventos com exclusividade como:
Siga a FloGrappling Nas Redes Sociais
- Siga no Twitter / X @flograppling.
- Siga no Instagram @flograppling.
- Veja os melhores lances no YouTube.
- Curta no Facebook.