Conteudo em Português | Artigos, Vídeos e Mais

Tezos WNO | Mayssa Bastos é atração principal, Fabricio Andrey quer brilhar

Tezos WNO | Mayssa Bastos é atração principal, Fabricio Andrey quer brilhar

Craques do grappling voltam a lutar no maior eventos de super-lutas do mundo

Nov 9, 2022 by Vitor Freitas
Tezos WNO | Mayssa Bastos é atração principal, Fabricio Andrey quer brilhar

O histórico Tezos WNO desta sexta-feira, dia 11 de novembro, em Frisco, Texas, tem como evento principal duas mulheres da elite do esporte. A tricampeã mundial Mayssa Bastos vai medir forças contra a canadense Brianna Ste-Marie.

Ste-Marie tem um histórico de duas vitórias no WNO, onde venceu Bri Robertson por finalização e uma vitória contra Tubby Alequin no início do ano, por decisão dos juízes. A faixa-preta da Brazilian Top Team foi medalhista do ADCC, após fazer final com Ffion Davies. Antes, ela teve uma grande vitória sobre Bianca Basílio, que era a atual campeã daquela edição.

Mayssa, por sua vez, tem uma sequência de quatro vitórias no WNO, além de ser a detentora do cinturão do peso palha. Em competições sem kimono vive ótima fase, Mayssa tem um título Mundial e Pan-Americano na IBJJF e foi campeã da seletiva do ADCC no Brasil na divisão -60kg, onde finalizou três das suas quatros lutas. No evento principal do ADCC, vendeu caro a derrota para Beatriz Mesquita.

Maysa ou Ste-Marie vão amargar a primeira derrota no Tezos WNO e o resultado vai ser decidido neste fim de semana.


Brasileiro Bruno Matis tem missão difícil na co-luta principal do Tezos WNO

Bruno Matias é faixa-preta de Ulpiano Malachias, mas por um longo tempo ele treinou diariamente com Felipe “Preguiça” Pena, em Belo Horizonte. Sua trajetória no grappling não começa agora, o atleta tem títulos no Mundial, Pan-Americano e Brasileiro Sem Kimono da IBJJF nas faixas coloridas, além de ter uma medalha de ouro no Americano Nacional na faixa-preta, este conquistado em 2021.

Hoje, Bruno é um dos principais treinos de Pedro Marinho e tem como especialidade ataques da cintura para baixo. Bruno também sabe lidar muito bem com um jogo embolado, o que vai precisar na hora da luta contra Jacob. Será a estreia de Bruno no evento e nada mais motivador que poder mostrar o trabalho para o mundo.

Jacob Couch é um dos mais temidos faixas-marrons da atualidade. Sua recente atuação de alto nível foi no Pan-Americano, quando conquistou o peso pesado e o absoluto distribuindo finalizações por chave de pé e joelho. Ele tem um registro de cinco vitórias no WNO, sendo três por finalização. Nos duelos em que termina por finalização, ele nunca precisou de mais de oito minutos. Jacob é favorito para o duelo.


Cole Abate tem novo desafio grande, após derrota no ADCC

Prodígio da AOJ, academia liderada pelos irmãos Rafael e Guilherme Mendes, Cole Abate tem conquistas gigantes no grappling mesmo sendo tão novo. Ele foi campeão da seletiva do ADCC aos 16 anos e tem vitórias importantes sobre o veterano Geo Martinez e o sempre perigoso Keith Krikorian. No evento principal, ele perdeu para o faixa-preta Fabricio Andrey. Apesar de ser jovem, Cole é experiente e sabe lutar como gente grande. Em sua quarta luta no WNO, o atleta vai testar seu jiu-jitsu contra Damien Anderson. Cole é faixa-roxa e atual campeão mundial pela IBJJF.

Damien é representante do B-Team, liderado por Craig Jones e Nicky Ryan. Seu ponto forte é o seu wrestling, o jogo afiado de leg-lock e o ritmo incansável. Ele é um grappler de alto nível e um finalizador que pode encontrar brechas em qualquer posição. Quem vence? Vamos descobrir juntos!


Fabricio Andrey quer voltar a vencer em grande estilo

Uma das estrelas do Tezos WNO, Fabricio Andrey tem uma missão pessoal para esta edição. O faixa-preta de Melqui Galvão quer voltar a vencer e esquecer suas duas recentes atuações, onde foi derrotado no ADCC e no BJJ Stars. Campeão mundial e um dos lutadores mais completos do planeta, Fabricio sabe exatamente o que precisa ser feito para reencontrar a vitória. Seu jogo veloz e os botes acrobáticos são seus pontos fortes para o duelo contra Ethan Crelinsten.

Atleta do B-Team, Ethan vive momento parecido com o brasileiro. Ele vem de três amargas derrotas seguidas e sabe que uma vitória sobre Andrey muda totalmente sua carreira neste momento. Ethan é escorregadio e tem uma pegada de costas perigosa, além do seu jogo de ataques nas pernas.É uma partida interessante, mas Fabrício sai na frente com o favoritismo.

Haisam Rida,  Luke Griffith, Mourece Ramirez, Emily Fernandez são outros atletas de alto nível que você pode assistir nesta mesma edição.


Veja no card principal:

  • Jacob Couch x Bruno Matias
  • Cole Abate x Damien Anderson
  • Haisam Rida x Luke Griffith
  • Fabricio Andre x Ethan Crelinsten
  • Andy Varela x Jozef Chen

Lutas de graça (disponível no YouTube e Facebook)

  • Rosa Walsh x Emily Fernandez
  • Mourece Ramirez x Keven Carrasco

O FloGrappling realizará uma conferência de imprensa oficial na quinta-feira, 10 de novembro, às 18h, ET. (Horário do Leste dos EUA)