2022 World IBJJF Jiu-Jitsu No-Gi Championship

Andy, Gracie, Grippo, Ceconi e Clay são destaques no Mundial Sem Kimono

Andy, Gracie, Grippo, Ceconi e Clay são destaques no Mundial Sem Kimono

Clay ganhou a chave absoluta, Murasaki, Gracie e mais atletas de Atos ganham os seus primeiros títulos mundias.

Dec 14, 2022 by Vitor Freitas
Andy, Gracie, Grippo, Ceconi e Clay são destaques no Mundial Sem Kimono

O último dia do Mundial de Jiu-Jitsu Sem Kimono de 2022, realizado neste domingo, 11 de dezembro, reservou para os fãs de jiu-jitsu fortes emoções, e o público de Anaheim, na Califórnia, esteve inflamado para acompanhar o evento que ficará na memória.

A luta mais aguardada do dia não aconteceu. Roberto “Cyborg” Abreu (Fight Sports) falou que ele sentiu uma lesão antiga e preferiu não fazer a final contra Henrique Ceconi. Roberto conquistou seu oitavo título ao vencer Victor Hugo (Six Blades) na final da categoria pesadíssimo. A vitória veio através dos pontos, oriundos de uma queda. Henrique Ceconi, por sua vez, conquistou seu primeiro título mundial ao vencer Felipe Trovo (Atos) na final por vantagem.

No peso-galo, a divisão mais leve do campeonato, quem levou a melhor foi Osamah Almarwai sobre Roiter Lima (Gracie Barra). O atleta da Atos desempatou o duelo nas vantagens, ao atacar uma justa botinha no adversário nos segundos finais. Lucas “Bad Boy” Pinheiro (Atos) ficou com a vitória ao vencer Bebeto Oliveira (GFTeam) por uma vantagem na final do peso-pluma.

Gianni Grippo conquistou seu terceiro título no Mundial Sem Kimono, ao vencer Gavin Corbe por 6 a 4 nos pontos no peso-pena. No fim do combate, nos 30 segundos finais, teve que ser esperto para defender um ataque de pé feito pelo seu adversário.

Dante Leon provou que é o melhor peso leve do mundo ao vencer Carlos Henrique, jovem atleta da faixa-preta, na final por dois pontos. Dante também chegou a fazer duas vantagens, conquistadas após tentar finalizar o oponente duas vezes.

No peso médio, Andy Murasaki teve um dia perfeito. O jovem atleta da Atos faturou o título do Mundial Sem Kimono com uma finalização sobre Igor Feliz. A vitória veio através de um justo heel-hook.

A Atos fez mais um campeão masculino também no meio-pesado com Jonnatas Gracie. Jonnatas superou uma dor no joelho para vencer Sebastian Rodriguez na disputa pelo ouro. Depois de começar perdendo por dois pontos, o faixa-preta foi preciso para passar a guarda e virar o jogo para ser o novo campeão mundial sem kimono. Já no peso-pesado, o campeão foi Vagner Rocha, da Fight Sports, por W.O. Andre Porfírio não compareceu para lutar.

Entre as mulheres, o maior destaque foi Elisabeth Clay. A faixa-preta ficou com o ouro no peso médio e no absoluto. Ela precisou vencer Vanessa Griffin e Amy Campo, respectivamente.

Campo foi campeã peso meio pesado. A canadenese Brianna Ste-Marie ganhou três lutas por finalização e ficou campeã peso leve. E Jhenifer Aquino traz o 5º titulo para Atos.