Tezos WNO 20: Night of Champions

Gabriel Sousa confia em seu crescimento rumo ao Tezos WNO 20

Gabriel Sousa confia em seu crescimento rumo ao Tezos WNO 20

Sob a bandeira da Essential Jiu-Jitsu, Gabriel vem treinando ao lado do próprio JT e da campeã mundial Ffion Davies para fortalecer ainda mais seu jogo.

Sep 26, 2023 by Carlos Arthur Jr.
Gabriel Sousa confia em seu crescimento rumo ao Tezos WNO 20

Faltando alguns dias para o dia 1 de outubro, os atletas estão em meio aos seus preparativos para subir nos tatames do Tezos WNO 20.  É o caso de Gabriel Sousa, um dos quatro candidatos que disputam o trono dos penas do torneio.

Mas apesar de ter que encarar alguns dos lutadores mais duros da categoria para alcançar seu objetivo, a determinação do faixa-preta é inabalável à frente da tarefa, demonstrando um nível de confiança que pode muito bem ser o fator decisivo para conquistar a chave, que também conta com Diogo Reis, Keith Krikorian e Ash Williams.


Isso não quer dizer que confiança seja a única coisa que ele trará para o tatame. Após suas últimas vitórias no AIGA Global, que garantiram a ele e sua equipe uma vaga na final do evento em dezembro, Gabriel tem trabalhado duro para trazer seu melhor desempenho ao WNO. Sob a bandeira da Essential Jiu-Jitsu, equipe fundada pelo bicampeão do ADCC JT Torres, Gabriel vem treinando ao lado do próprio JT e da campeã mundial Ffion Davies para fortalecer ainda mais seu jogo. Até outubro, ele espera estar em sua melhor forma para lutar pelo título.

“Adoro lutar sem kimono”, Gabriel conta em entrevista à FloGrappling. “As regras fazem com que a luta seja mais pra frente, mais dinâmica e com menos amarração. Tenho treinado muito wrestling e passagem com o joelho cruzado, que é a especialidade da Essential, então podem esperar um Gabriel mais experiente, técnico e preparado para lutar em todas as áreas.”

Mas embora o título do WNO seja o objetivo principal, Gabriel está ainda mais motivado pelos duros adversários que irá encarar no evento, alguns dos quais são antigos adversários que o atleta de 26 anos está ansioso para desafiar novamente. Um exemplo é Diogo “Baby Shark” Reis, medalhista de ouro do ADCC 2022 que conquistou o título após encontro com Gabriel na final.

“Quero essa luta desde o ADCC 2022. Faz um ano que lutamos e nós dois evoluímos bastante. Melhorei meu wrestling e minha guarda, e também adotei uma estrutura mais profissional nos meus treinos. Estou mais experiente agora, então estarei pronto para o que vier.”

Outro velho conhecido na mira de Gabriel é o americano Keith Krikorian, que ficou conhecido após conquistar o ouro nas seletivas do ADCC do ano passado. Ambos se enfrentaram no WNO 12 naquele mesmo ano e Keith saiu vitorioso, conquistando a decisão dos árbitros após um duelo equilibrado. Gabriel, no entanto, não se deixou abalar pela derrota, analisando o episódio como um importante momento para seu crescimento como atleta.

“Lembro que ele conseguiu neutralizar meu jogo e não deixou eu me achar na distância do que eu vinha fazendo bem. Mas também foi nessa luta que eu pude ver o quão grande era a minha evolução na saída de chaves de calcanhar, que é a especialidade dele. Isso me fez treinar e evoluir bastante, foi necessário para chegar ao nível que estou hoje.”

Além dos penas, a divisão até 77kg também terá o título disputado em um GP, com Mica Galvão, PJ Barch, Andrew Tackett e Jay Rodriguez brigando pelo cinturão. Nas lutas casadas, o WNO 20 terá Gordon Ryan contra Patrick Gaudio, Riccardo Evangelista contra Rafael Lovato Jr., Rafaela Guedes contra Nathiely de Jesus e Elisabeth Clay contra Brianna Ste-Marie. Acompanhe toda a ação ao vivo e exclusivamente na FloGrappling.