2025 Brasileiro Jiu-Jitsu IBJJF

Brasileiro de Jiu-Jitsu 2025: Os campeões absolutos das faixas coloridas

Brasileiro de Jiu-Jitsu 2025: Os campeões absolutos das faixas coloridas

Saiba mais sobre as finais de peso aberto entre adultos de faixa-marrom, roxa e azul, no masculino e feminino

May 2, 2025 by Carlos Arthur Jr.
Brasileiro de Jiu-Jitsu 2025: Os campeões absolutos das faixas coloridas

O Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu da CBJJ neste ano de 2025 segue entregando o que há de melhor no cenário da arte suave nacional. Com atletas locais sonhando com palcos ainda maiores e competidores estrangeiros tentando a sorte no Ginásio José Correa em Barueri, São Paulo, a competição chegou nesta sexta-feira, dia 2 de maio, ao seu sexto dia de combates, já que o torneio se estende do dia 26 de abril a 4 de maio. 

Entre os destaques da semana, ficamos com os vencedores do absoluto adulto nas faixas coloridas, começando pela festa da Alliance no pódio do masculino marrom, com Guilherme Avelino ficando com o ouro ao fechar com o companheiro de equipe Eduardo Alves. Tanto Guilherme quanto Eduardo venceram suas divisões de peso (pesadíssimo e meio-pesado, respectivamente) antes de chegarem no absoluto. Nomes aguardados foram parados antes das semis, como Natã Tenca e José Steve. Guilherme Avelino, do seu lado da chave, passou a guarda de Lucas Rautte para garantir a vaga na final, enquanto Eduardo Alves se embolou por baixo para raspar João Victor “Bolinho” e vencer por 2 a 0. 

Já no feminino marrom, tivemos a estrela de Sarah Galvão brilhando forte mais uma vez. Depois de conquistar o peso leve ao vencer Giovanna Parmisano por 2 a 0, Sarah se jogou com tudo no absoluto e, mesmo com a diferença de peso, entrou como uma das favoritas na divisão. Nas semifinais, Sarah venceu mais uma vez Giovanna Parmisano, e viu Lillian Marchand, sua companheira de equipe na Atos, ser superada pela atleta da Vision Luane Carvalho, algoz de Sarah nas semis do Pan deste ano. Luane chegou forte na disputa do ouro, embalada pela conquista do super-pesado finalizando suas três lutas até o título. Sem se assustar, Sarah puxou para a guarda e raspou partindo da one-leg, garantindo os dois pontos. Sarah ainda chegou com perigo nas costas de Luane, capitalizando vantagens, mas o placar final ficou em 2 a 0 nos pontos.


Na faixa-roxa, quem levou a melhor foi Jeferson “Tijolo”, representante da DreamArt. Depois de uma campanha avassaladora na divisão de peso pesado, Jeferson veio com o mesmo ímpeto no absoluto, capturando a vitória em três lutas antes da finalíssima, contra Luan Camargo, da Checkmat, campeão do super-pesado. Para ficar com o ouro, Tijolo investiu nas quedas, tentando derrubar no seoi-nage duas vezes antes de entrar com um belo kataguruma, variando para o double-leg que levou Luan para baixo e vencendo por 2 a 0 nos pontos.

No feminino roxa, a atleta da Hungria Nikolett Kis mostrou o porquê de ser uma das faixas-roxas mais perigosas do mundo. Com seu estilo estrategista, Nikolett venceu a divisão de peso leve com cinco lutas e foi para o absoluto. Com mais quatro lutas na chave, Nikolett conquistou o topo do pódio após superar Isadora Pereira na final, escorregando para as costas, tentando finalizar na gola e no braço, e encerrando o confronto com um justo triângulo para levar o ouro. Antes, no dia de faixas-azuis, tivemos a vitória do acrobático Renan Martins, da DreamArt. Com seus botes rápidos no armlock voador e ataques precisos no pescoço, Renan finalizou cinco lutas no peso e quatro no absoluto, incluindo a final contra Rodrigo Dantas, que lhe rendeu seu segundo título após encaixar um armlock.

Já no feminino azul, garantindo a dobradinha da DreamArt, foi a vez de Agatha Nigro carimbar mais uma campanha com superioridade. Depois de vencer no super-pesado com cinco vitórias, Agatha encarou a companheira de equipe Rafaella Vieira na final do peso aberto. Rafaella vinha de finalizações em todos os combates feitos no Brasileiro até então, mas acabou tendo a guarda passada por Agatha, usando o clássico São Paulo Pass, posição forte do campeão mundial Bernardo Faria, mostrando que o Jiu-Jitsu clássico segue com alta efetividade. Depois de pressionar na lateral, Agatha garantiu os 3 a 0 no placar e reinou no topo do pódio.

Vale lembrar que é chegada a hora dos faixas-pretas, que entram em ação neste sábado e domingo, dias 3 e 4 de maio. No domingo, teremos narração e comentários em português para as finais do Faixa-Preta Adulto masculino e feminino, então não perca as emoções do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu e assine já a FloGrappling.


Assista Jiu-Jitsu na FloGrappling

A FloGrappling é a melhor plataforma para assistir aos melhores eventos de Jiu-Jitsu do mundo e obter as informações mais relevantes do esporte. Confira na FloGrappling eventos com exclusividade como: 

Siga a FloGrappling Nas Redes Sociais