Conteudo em Português | Artigos, Vídeos e Mais

Mica, Sarah e Icaro levam o FloGrappling Awards 2025; Confira os premiados

Mica, Sarah e Icaro levam o FloGrappling Awards 2025; Confira os premiados

Com seis categorias na disputa, votação foi aberta ao público e conta com outros grandes destaques do cenário internacional

Jan 6, 2026 by Carlos Arthur Jr.
Mica, Sarah e Icaro levam o FloGrappling Awards 2025; Confira os premiados

É chegada a hora dos resultados do FloGrappling Awards 2025, premiação que coloca a voto popular os principais competidores e momentos de maior destaque do cenário internacional do Jiu-Jitsu ao longo do ano. A divulgação foi feita nas redes sociais da FloGrappling na última segunda-feira, dia 5 de janeiro, e trouxe os vencedores de todas as seis categorias, que são:

+ Lutador do ano (Male Grappler of the Year)

+ Lutadora do ano (Female Grappler of the Year)

+ Revelação do ano (Breakthrough Grappler of the Year)

+ Lutador juvenil do ano (Juvenile Grappler of the Year)

+ Finalização do ano (Submission of the Year)

+ Luta do ano (Match of the Year)


Dentre os brasileiros, o astro Mica Galvão levou o título de finalização do ano com seu armlock em Roberto Jimenez no BJJ Stars 15, Sarah Galvão foi nomeada a revelação do ano com seus desempenhos contundentes em torneios com e sem kimono, e Icaro Moreno se destacou com seu refino técnico e pressão no tatame para se tornar o lutador juvenil do ano. Confira abaixo os ganhadores de cada categoria:



Lutador do ano (Male Grappler of the Year) - Adam Wardzinski

Faixa-preta da Checkmat, o polonês Adam Wardzinski fez uma excelente campanha no ano de 2025 e reafirmou sua posição entre a elite do esporte com sua consistência técnica e desempenhos campeões em torneios durante a temporada. Armado de sua temida guarda-borboleta, Adam subiu aos maiores palcos do Jiu-Jitsu e superou adversários renomados no cenário internacional, usando sua frieza e inteligência estratégica para impor seu jogo e conquistar não só o seu segundo título mundial na faixa-preta mas também o cobiçado Grand Slam da IBJJF.


Lutadora do ano (Female Grappler of the Year) - Helena Crevar

Obtendo ainda mais destaque para confirmar seu talento e sua posição no topo do mundo competitivo, Helena Crevar confirmou de uma vez por todas o seu favoritismo em 2025. Com apenas 18 anos de idade, Helena se tornou campeã dos penas no WNO e fez sua primeira defesa bem-sucedida de cinturão, venceu o Mundial de Jiu-Jitsu na faixa-marrom e foi promovida pouco tempo depois, recebeu a bagatela de cem mil dólares após triunfar na chave feminina espinhosa do CJI 2, e finalizou todas as adversárias na chave de meio-pesados do Mundial sem kimono para conquistar seu primeiro ouro na faixa-preta. Trazendo muita pressão e um jogo finalizador, a representante da Kingsway fechou a temporada mostrando ao mundo que chegou para ficar e que merece figurar entre os maiores nomes que atuaram no esporte.


Revelação do ano (Breakthrough Grappler of the Year) - Sarah Galvão

Vindo de temporada forte em 2024, Sarah Galvão voltou com tudo em 2025 para fazer uma ascensão meteórica e fechar o ano como um dos principais nomes do peso leve. Com um jogo forte de controle posicional e pressão constante, Sarah acumulou triunfos em alguns dos principais torneios do esporte e passou por grandes nomes do cenário internacional, com destaque para sua conquista do Grand Slam na faixa-marrom e sua promoção à faixa-preta no pódio do Mundial. Guiada por André e Angélica Galvão em seus treinos na Atos, Sarah manteve a consistência para se destacar no mundo competitivo e entra em 2026 de olho não só em mais uma grande temporada, mas também em busca de se tornar a atleta mais jovem a conquistar o Super Grand Slam.


Lutador juvenil do ano (Juvenile Grappler of the Year) - Icaro Moreno

Atleta da Art of Jiu-Jitsu, Icaro Moreno fez uma excelente temporada em 2025. Com um jogo montado em torno de sua pressão e refino técnico, Icaro não só se tornou o primeiro atleta juvenil a vencer o Who's Number One como também saiu vitorioso no palco da organização duas vezes e finalizando ambos os oponentes. Além disso, o jovem brasileiro também se destacou com a conquista de ouro na divisão infantil do Pan-Americano da IBJJF e em outras grandes competições, ressaltando sua capacidade de controlar seus duelos e impor seu estilo de luta nos oponentes. Com seus desempenhos ao longo do ano, Icaro mostrou seu crescimento como atleta e confirmou sua posição como um dos nomes mais promissores de sua geração.


Finalização do ano (Submission of the Year) - Mica Galvão

Conhecido por seu desempenho eficiente e dominante, Micael Galvão demonstrou todas as suas melhores qualidades ao enfrentar Roberto Jimenez na final do GP sem kimono de médios do BJJ Stars 15. Após fazer duelos mais cadenciados para avançar na chave, o manauara não tirou o pé do acelerador na finalíssima e rechaçou com tranquilidade a pressão de Roberto, dando seu primeiro bote no braço após o adversário tentar o double-leg e conseguindo o arrocho certo pouco tempo depois para ficar com o título.


Luta do ano (Match of the Year) - Adam Wardzinski vs Roberto Jimenez

O encontro entre Adam Wardzinski e Roberto Jimenez na final de pesados do Pan de Jiu-Jitsu da IBJJF proporcionou aos fãs um duelo memorável com estilos bem diferentes de luta. Roberto usou seu jogo explosivo para sair na frente e derrubar com o single-leg, dando a volta na guarda para quase pegar as costas do polonês, mas Adam usou sua frieza e precisão para rechaçar o ataque e virar completamente o confronto a seu favor, usando os ganchos para raspar direto para a montada. Roberto ainda conseguiu sair, raspar de volta e novamente tentar as costas, mas Adam reverteu e passou montando e saiu com a vitória, ficando com o ouro e mostrando a eficácia do seu jogo contra um dos competidores mais dinâmicos do esporte.


Assista Jiu-Jitsu na FloGrappling

A FloGrappling é a melhor plataforma para assistir aos melhores eventos de Jiu-Jitsu do mundo e obter as informações mais relevantes do esporte. Confira na FloGrappling eventos com exclusividade como: 

Siga a FloGrappling Nas Redes Sociais