2022 IBJJF FloGrappling Grand Prix

Quem vai ser o campeão do GP dos Médios?

Quem vai ser o campeão do GP dos Médios?

Isaque Bahiense larga como favorito, mas Ronaldo, Ribamar e Porfírio querem a coroa

Oct 21, 2022 by Vitor Freitas
Quem vai ser o campeão do GP dos Médios?

No próximo dia 28 de outubro, em Austin, no Texas, o Grand Prix da IBJJF em parceria com a Flograppling vai reunir o que há de melhor na divisão dos meio-pesados. Atletas de destaque da categoria, Manuel Ribamar, Isaque Bahiense, Andre Porfirio e Ronaldo Jr vão colidir para provar quem merece a premiação de 10 mil dólares. 

Atual campeão do Pan-Americano Sem Kimono, Manuel Ribamar reencontrou seu bom momento para voltar a lutar em alto nível e isso refletiu bastante durante sua campanha no último fim de semana. O faixa-preta derrotou todos os adversários sem sofrer perigo e ficou nítido sua evolução no wrestling. Agora de kimono, Ribamar vai ter a lapela a seu favor para tentar conduzir suas vitórias no GP. Ele terá uma batalha árdua até o topo e sua experiência pode ser um fator decisivo. 

Isaque Bahiense tem medalhas de ouro nos principais torneios da IBJJF. Em sequência, o líder da Dream Art foi campeão do Europeu, Pan-Americano e Mundial, todos conquistados entre 2018 e 2019. Dono de um jogo sólido, que o impede de ser raspado na maioria das vezes, Isaque consegue alinhar velocidade e precisão sem perder posições. Agora com Paulo Miyao como head coach na Dream Art, Isaque volta a dedicar todo o seu tempo como atleta profissional e isso pode fazer a diferença na sua performance. Não pisque! 

Andre Porfirio é um atleta que odeia vencer por pontos, ele gosta de mostrar superioridade ao finalizar seus adversários com suas temidas chaves de pé. Para você ter noção, o atleta da Fight Sports conquistou seu título no Pan-Americano 2020 com uma dolorosa chave de pé de Pedro Marinho, seu adversário naquela ocasião. André tem uma guarda aberta perigosa e boas transições para pegar as costas. Inclusive, Andre vem de vitória sobre Ribamar, no Pan-Americano de 2021. 

Um dos lutadores mais excitantes da nova geração do Jiu-Jitsu, Ronaldo Jr quer retornar ao topo da elite de competição. Depois de bater na trave no Pan-Americano e Mundial, o pupilo de Andre Galvão chega forte para a disputa do GP meio-pesado. A habilidade de transpor qualquer tipo de guarda faz as chances de vitória de Ronaldo aumentarem. Ronaldo é um atleta explosivo e pontuador. Ele vence provando que é melhor do que o adversário em todas as áreas, seja por cima ou por baixo. 

Grand Prix feminino - quem vai ser a rainha? Anna e Mayssa são as favoritas 

A IBJJF decidiu fazer seu primeiro Grand Prix feminino da história com três atletas com títulos mundiais e uma jovem revelação. Mayssa Bastos é a única tricampeã mundial na disputa, seguida por Anna Rodrigues e Luiza Monteiro, que são bicampeãs mundiais também na faixa-preta. Janaina Lebre recebeu a maior chance da carreira. Se vencer o GP feminino, ela vai mudar o status da sua carreira para sempre. 

A tricampeã mundial da Unity está em busca de novos desafios na carreira, depois de dominar por três anos seguidos a divisão peso-galo. Mayssa tem o desejo de enfrentar novas oponentes, nem que sejam mais pesadas, para provar a eficiência da sua técnica. A aluna de Murilo Santana tem um jogo fortíssimo de berimbolo e um ataque letal de pegada de costas, lugar onde defini a maioria de suas lutas. 

Anna Rodrigues é uma das melhores competidoras da atualidade. Quando eu digo competidora quero dizer que ela sabe vencer em qualquer regra, em qualquer formato. Ana tem um trabalho tático muito bom, sabe pontuar e conduzir a luta de sua maneira. Suas recentes atuações foram de alto nível contra Tami Musumeci, Sofia Amarante e Rose El Sharouni no Mundial 2022. Ana, vale ressaltar, vem de conquista no Pan-Americano Sem Kimono, no último fim de semana. 

Luiza Monteiro está na história do esporte. Ela vem abrindo caminho para outras mulheres viverem do Jiu-Jitsu há bastante tempo, protagonizou duelos memoráveis com Bia Mesquita e Monique Elias. Agora, representando a bandeira da Atos, Luiza aceita o desafio para mostrar que suas técnicas estão afiadas para continuar caçando medalhas de ouro. Luiza é inteligente, joga justo e sabe finalizar como poucas. 

Janaina Lebre conquistou sua primeira medalha em Mundiais neste ano, ao ser vice-campeã no peso leve. A comunidade começa a acompanhar o surgimento de uma futura nova estrela do Jiu-Jitsu feminino. Convidada para o GP, a faixa-preta da Gracie Humaitá sabe que é a hora de mostrar que veio para ficar.