2022 IBJJF FloGrappling Grand Prix

Isaque Bahiense, Janaina Lebre, vencem o IBJJF FloGrappling GP

Isaque Bahiense, Janaina Lebre, vencem o IBJJF FloGrappling GP

Tainan Dalpra, Fellipe Andrew ganham finalizações impressionantes em lutas casadas

Oct 29, 2022 by Vitor Freitas
Isaque Bahiense, Janaina Lebre, vencem o IBJJF FloGrappling GP

Isaque Bahiense comprova favoritismo e domina GP Meio-Pesado

O atleta da Dream Art finalizou André Porfírio e venceu Manuel Ribamar por duas vantagens na final

A experiência de Isaque Bahiense falou mais alto nessa sexta, dia 28 de outubro, em Austin, no Texas. Isaque provou que está renovado e pronto para conquistar o topo do Jiu-Jitsu competitivo novamente, após vencer André Porfírio por finalização na Kimura e dominar totalmente Manuel Ribamar na final.

Contra André Porfírio, Isaque tinha falado, em entrevista para Flograppling, que iria finalizar caso seu oponente jogasse aberto e foi o que aconteceu. O faixa-preta da Dream Art derrubou, protegeu bem seu pé quando foi atacado, depois passou a guarda e finalizou em uma justa Kimura.

Na final, onde encarou Manuel Ribamar, Isaque manteve o mesmo ritmo. Andou para frente, tentou derrubar para abrir oportunidades. Quando Ribamar puxou para a guarda com intuito de raspar, Isaque lidou bem com as tentativas de guarda 50/50 e evitou ficar preso na armadilha, que já o fez perder duas finais de Mundial na faixa-preta. Ao passar do tempo, Isaque viu brechas e trabalhou bem suas passagens de guarda cruzando o joelho, mas só ganhou vantagem, visto que Ribamar defendeu bem. Vitória maiúscula do novo campeão do GP Meio-Pesado da IBJJF.

Janaína Lebre surpreende e vence campeãs mundiais para conquistar título histórico

O primeiro GP dos Leves feminino da IBJJF entrou para história nessa última sexta-feira. Com três campeãs mundiais e apenas uma atleta sem um grande título na faixa-preta, a chave foi montada com Anna Rodrigues contra Mayssa Bastos, enquanto Luiza Monteiro mediria forças com a novata Janaína Lebre.

O posto de favorita estava nas mãos de Ana Rodrigues, por conta de suas recentes atuações no Pan Sem Kimono e BJJ Stars, e Mayssa Bastos, a tricampeã mundial da IBJJF. Luiza Monteiro, apesar de toda sua história, estava voltando a competir depois de um longo tempo.

Fora dos holofotes da mídia, Janaína Lebre fez valer a sua oportunidade de lutar o Grand Prix feminino histórico da IBJJF. Sua jornada começou logo contra a experiente Luiza Monteiro. A luta começou estudada com Janaína ganhando dois pontos, depois de uma raspagem. Depois de uma intensa troca de raspagens entre as adversárias, que chegou a ficar 6 a 6, Janaína defendeu um justo leg lock e subiu para fazer dois pontos. A defesa lhe garantiu a vitória e a vaga na final.

Para ficar com o título, ela tinha a dura missão de vencer Anna Rodrigues. Apesar do desafio, Janaína provou que estava no seu dia e na sua melhor versão como competidora de Jiu-Jiu-Jitsu. Primeiro, a faixa-preta da Gracie Humaitá quase passou a guarda da atleta da Dream Art e, em uma transição, pegou as costas para contabilizar quatro pontos. Após conquistar a vantagem, a campeã jogou com a guarda aberta até o fim para conquistar a vitória, sem sofrer perigo. 

Tainan Dalpra mostra Jiu-Jitsu eficiente; Andrew finaliza Roosevelt Sousa

As superlutas de Jiu-Jitsu também agitaram a noite de Austin, no Texas, em paralelo ao Grand Prix masculino e feminino. Tainan Dalpra, Fellipe Andrew e Johnata Alves foram os grandes campeões.

Toda vez que Tainan Dalpra pisa no tatame para competir cria-se uma expectativa enorme para ver como será sua atuação. Bicampeão mundial e o peso médio mais temido da atualidade, Tainan não teve dificuldades contra Rodrigo Lopes. O faixa-preta da AOJ venceu como quis, pontuou bastante e finalizou no armlock para garantir a vitória.

Já Fellipe Andrew mostrou velocidade e precisão para raspar e pegar as costas de Roosevelt Sousa por duas vezes durante a luta. Quando pegou as costas de Roosevelt pela segunda vez, o atleta da Alliance sabia que não poderia errar e tratou logo de estrangular o oponente com ajuda da lapela.

Em uma guerra de raspagens da guarda 50/50, Johnata Alves venceu Mathias Luna na decisão dos juízes. 

Veja todas as lutas aqui