2022 IBJJF Absolute Grand Prix

Roosevelt Sousa passa a guarda; Andy derruba e Gracie vence por pontos

Roosevelt Sousa passa a guarda; Andy derruba e Gracie vence por pontos

As superlutas da IBJJF movimentam o card do Grand Prix Absoluto

Nov 19, 2022 by Vitor Freitas
Roosevelt Sousa passa a guarda; Andy derruba e Gracie vence por pontos

A IBJJF está investindo alto no Jiu-Jitsu. Além do Grand Prix Absoluto, os fãs foram contemplados com cinco superlutas também na madrugada deste sábado, dia 19 de novembro, em Costa Mesa, na Califórnia. 10 atletas da elite do esporte se colocaram à prova em desafios de alto nível com recompensa digna.

Roosevelt Sousa encontra dificuldades, mas vence peso leve da AOJ

Na superluta mais aguardada da noite, Roosevelt Sousa e Johnata Alves protagonizaram um duelo bem estudado. Peso leve de origem, Johnata optou por trabalhar a guarda aberta para usar algumas tentativas de berimbolo – todas bem defendidas pelo pesadíssimo da Fight Sports. Logo no início, Roosevelt encontrou dificuldade para amassar as pernas do atleta da AOJ, que trouxe dificuldades com a guarda quase que intransponível. Em meio aos 10 minutos, o faixa-preta de Cyborg até tentou atacar uma chave de pé, mas viu que a defesa de Johnata estava em dia e preferiu não expor suas costas ao completar o movimento.

Atuante com bastante pressão por cima, Roosevelt encontrou uma brecha na guarda do adversário e conseguiu chegar até a montada, mas não definiu a movimentação por completo e ganhou apenas os três pontos da passagem de guarda. Depois, conduziu o combate sem sustos. Vitória para o gigante de Miami, Flórida.

Andy Murasaki usa wrestling para vencer Mateus Rodrigues

Outro duelo que gerou expectativa entre os fãs de Jiu-Jitsu foi com Andy Murasaki e Mateus Rodrigues, que já defenderam a mesma bandeira. Andy começou a luta fazendo seu jogo de guarda e dominou nos primeiros minutos com as suas posições mais fortes, quando ficaram em pé novamente – Andy tentou aplicar um triângulo voador, mas sem êxito.

Nos quatro minutos finais, Mateus movimentou bem e obrigou Andy a defender a passagem de guarda ficando de pé. Dentro dessa transição, o aluno de Guilherme Mendes dominou uma das pernas de Andy a maior parte do tempo e mesmo assim não conseguiu derrubar. Andy, com mais bagagem em pé e com um wrestling afiado, aplicou uma queda nos 30 segundos finais que definiu o combate.

Jonnatas Gracie volta em grande estilo

Após longos meses sem competir no alto nível da faixa-preta, não era possível imaginar que Jonnatas Gracie fosse voltar em alto nível. O craque da Atos mostrou que seus treinos continuaram, mesmo ele não competindo, e isso gerou resultado no duelo contra Sergio Rios.

Aluno de Andre Galvão, Gracie fez guarda logo no início e raspou seu oponente. Depois, Sergio devolveu a raspagem para igualar o placar. Nos minutos seguintes, a superioridade de Jonnatas apareceu e seu jogo fluiu com pegadas de costas e mais raspagens. No fim, placar de 16 a 4 para o atleta da Atos.

Jessa Khan e Eduardo Granzotto, o "Dudu", foram os outros dois campeões da super luta do Grand Prix Absoluto da IBJJF.