2022 ADCC World Championships

Mica, Meregali, Roosevelt e Gordon são destaques em primeiro dia de ADCC

Mica, Meregali, Roosevelt e Gordon são destaques em primeiro dia de ADCC

Veja os resultados do primeiro dia do ADCC 2022, e os lutadores quem vão avançar ao segundo dia.

Sep 18, 2022 by Vitor Freitas
Mica, Meregali, Roosevelt e Gordon são destaques em primeiro dia de ADCC

O primeiro dia do ADCC 2022, realizado na cidade de Las Vegas, no estado de Nevada, nos Estados Unidos, quebrou várias expectativas dos fãs de Jiu-Jitsu em todo mundo. 

Neste sábado, dia 18 de setembro, foram definidos os semifinalistas de todas as categorias, no masculino e feminino. Parceiros e amigos de equipe tiveram que lutar logo na segunda rodada, casos de Fabricio Andrey e Diogo Reis, além de Lucas Hulk, Josh Hinger e Tye Ruotolo. 

Veja as chaves interativas aqui no FloArena.


Até 66kg: Baby Shark está vivo, Pato finalizador, Gabriel Sousa e Cisnero chegam na semifinal 

Diogo “Baby Shark” Reis não teve vida fácil para chegar até a semifinal da categoria. Primeiro, teve que lidar com Ashley Williams e venceu por dois pontos. Nas quartas, ele sabia que teria que enfrentar seu amigo Fabrício Andrey, que havia eliminado Cole Abate mais cedo. O duelo chegou no “over time” e foi decidido pelos juízes, que viram superioridade de Diogo. Joshua Cisneros é o outro semifinalista. Cisnero fez sua campanha contra Ethan Crelinsten, onde finalizou no armlock, e depois venceu Sam McNally no “over time” por decisão dos juízes. 

Duas lutas, duas finalizações e vaga garantida na semifinal. Foi assim que Diego “Pato” fez no seu primeiro dia no ADCC. O atleta da Dream Art finalizou Keith Krikorian e Kennedy Maciel na chave de pé. Gabriel Sousa, que estava do outro lado da chave, chega na semifinal com autoridade. Ele passou por Ruan Alvarenga e finalizou Jeremy Skinner no triângulo da montada. 


Até 77kg: PJ Barch elimina JT Torres, Kade finaliza Jimenez, Mica Galvão segue imbatível 

JT Torres não vai ter sua terceira medalha de ouro no ADCC em 2022. PJ Barch foi um dos maiores destaques ao bater Tommy Langaker e JT Torres em sequência, por três e quatro pontos, respectivamente. Seu adversário na semifinal será Kade Ruotolo. A jovem estrela da Atos finalizou Lachlan Giles num justo armlock, depois surpreendeu Roberto Jimenez com uma chave de pé potente! 

O fenômeno Micael Galvão começou sua jornada na categoria contra Oliver Taza, onde a vitória veio por cinco pontos. Já nas quartas de final, contra o compatriota Renato Canuto, Mica tirou um armlock da cartola para carimbar sua ida para semifinal da divisão. Do outro lado da chave, Dante Leon garantiu sua vaga na semifinal, depois de passar por Magid Hage por finalização e Mateusz Szczecinski, nas quartas, por decisão dos juízes. Dante e Mica vão fazer uma revanche do Tezos WNO.


Até 88kg: Bodoni finaliza atual campeão, Hulk garante vaga 

Giancarlo Bodoni conquistou sua vaga na semifinal com autoridade. Com uma vitória sobre Isaque Bahiense, ele ganhou confiança e foi motivado para as quartas de final. Contra Matheus Diniz, ele foi capaz de finalizar. Bodoni finalizou o atual campeão da categoria para garantir sua vaga na semifinal. 

Eoghan O'Flanagan é a revelação do ADCC em 2022. Ele foi capaz de eliminar Xande Ribeiro e finalizar Mason Fowler na chave de pé, o que surpreendeu a maioria dos fãs presentes no ginásio em Las Vegas. 

Lucas “Hulk” Barbosa usou todo o seu poder e garantiu sua vaga na semifinal da categoria. Hulk passou pelo Santeri Ilius por três pontos, depois fez sete pontos no seu companheiro de equipe, Josh Hinger. Depois de superar o desafio mental de lutar contra um amigo, ele não tem mais nada que o impeça de mostrar todo o seu potencial. 

Vagner Rocha provou que a sua idade é apenas um número. O Vagner brilhou contra Izaak Michell, onde venceu por decisão dos juízes, depois fez uma guerra intensa com Pedro Marinho. A vitória também veio através da decisão dos juízes, após o “over time”. Vagner e Hulk prometem um duelo que vai tirar o fôlego. 


Até 99kg: Kaynan Duarte avança, Lovato brilha e Nicholas Meregali elimina duplo campeão do ADCC 

O primeiro atleta a conquistar a vaga na semifinal da categoria foi o craque Kaynan Duarte. O aluno de André Galvão não teve uma jornada fácil até aqui. Primeiro, trocou quedas com Owen Livesey e venceu por oito pontos para, depois, vencer Elder “El Monster” Cruz, que havia eliminado Patrick Gaudio.  O veterano Rafael Lovato provou que ainda tem lenha para queimar e conquistou sua vaga na semifinal, depois de estrangular Perttu Tepponen e vencer Vinicius “Trator” nas quartas de final. 

Craig Jones vive o seu melhor momento. Com uma finalização rápida sobre João Costa, depois de atacar o braço, logo nos primeiros minutos de luta. Novamente, na sua segunda luta, Jones finalizou Kyle Boehm numa justa guilhotina. Sim, ele não quis saber de vencer por decisão ou usar os pontos a seu favor. 


Nicholas Meregali, por sua vez, provou que seu hype é real e tem o seu valor. O faixa-preta fez barulho no seu primeiro dia de ADCC. O atual campeão absoluto finalizou Henrique Ceconi na kimura, depois de suportar uma guerra intensa de troca de quedas. Nas quartas de final, Meregali eliminou Yuri Simões, bicampeão do ADCC, por decisão dos juízes. Em recente entrevista para a FloGrappling, ele disse que iria finalizar Craig Jones rápido. Amanhã, eles vão se encontrar. Só um vai merecer estar na final. 


+99kg: Roosevelt Sousa chama atenção na categoria das estrelas Gordon Ryan e Felipe Preguiça

Roosevelt Sousa estava fora dos holofotes, mas ele provou que é um peso pesado bem perigoso. Em sua primeira luta, o atleta da Fight Sports finalizou João Gabriel Rocha com uma justa chave de joelho. Depois, vingou seu professor Roberto Cyborg, ao derrubar e vencer Haisam Rida nas quartas de final. 

Do mesmo lado da chave, Gordon Ryan apavorou todo mundo. Primeiro, Gordon finalizou Heikki Jussila, depois venceu Victor Hugo nas quartas de final. Gordon provou que ele é favorito quando luta grappling em qualquer torneio do mundo. 

Felipe Preguiça é o outro nome com status de favorito nesta categoria. O faixa-preta da Gracie Barra fez a primeira luta contra o australiano Josh Saunders e venceu. Depois, nas quartas de final, finalizou Max Gimenes pelas costas. Nicky Rod, medalhista de prata em 2019, é o adversário do brasileiro na semifinal. Nicky teve duas vitórias, contra Damon Ramos e John Hansen. 


-60kg: Beatriz Mesquita, Bia Basilio e Ffion Davies avançam 

Bia Mesquita passou por Mayssa Bastos no “over time” e garantiu seu lugar na semifinal da categoria. Agora, a faixa-preta vai ter a oportunidade de enfrentar novamente Ffion Davies, que a finalizou em 2019. Ffion passou a guarda, montou, pegou as costas e finalizou Adele Fornarino nas quartas de final.  

A atual campeã, Bia Basilio, finalizou Julia Maele pelas costas para avançar na categoria.  Brianna Ste-marie será sua oponente. 


+ 60kg: Gabi Garcia tem o seu reinado nas mãos 

Gabi Garcia começou defendendo seu título contra Nikki Lloyd e finalizou, depois de abrir seis pontos. Amanhã, sua oponente na semifinal será Amy Campo. 

Rafaela Guedes é a nova estrela do Brasil e tem chances de fazer uma final contra a atual campeã. Primeiro, tem que passar por Kendall Reusing, que finalizou sua compatriota Giovanna Jara na guilhotina.