2022 ADCC World Championships

Yuri Simões: 'Dedicação ao máximo para vencer' contra Gordon no ADCC 2024

Yuri Simões: 'Dedicação ao máximo para vencer' contra Gordon no ADCC 2024

Yuri Simões fala sobre seu terceiro título no ADCC e analisa superluta do ADCC 2024: “Dedicação ao máximo para vencer”

Sep 26, 2022 by Vitor Freitas
Yuri Simões: 'Dedicação ao máximo para vencer' contra Gordon no ADCC 2024

Yuri Simões está no seleto grupo de campeões do ADCC, além de ter conquistado a medalha de ouro em três categorias diferentes. Yuri foi campeão até 88kg em 2015, depois até 99kg em 2017 e, agora em 2022, é o novo rei do absoluto mais disputado do planeta.

O faixa-preta teve uma campanha brilhante contra atletas perigosos até fisgar o ouro contra Nicholas Meregali na final do absoluto do ADCC. Primeiro, enfileirou Lachlan Giles, Nick Rodriguez e Roberto Cyborg, todos em sequência.

Assiste a lute contra Meregali no final aqui

“Acredito que a minha experiência na competição juntamente com o meu jiu-jitsu e jogo de grappling em si acho que casa muito bem com as regras do evento. Coração é o que descreve minha campanha no ADCC 2022,” reflete Yuri.

Pela disputa do ouro absoluto, Yuri teve que medir forças com Nicholas Meregali, que o havia vencido na categoria, por decisão dos juízes. Em sua análise, ele acredita que venceu a primeira luta também e explica seu pensamento

“Eu venci as duas lutas. Mas por algum motivo no primeiro dia deram a vitória para ele. Estou até agora sem entender aquele resultado das quartas de final do peso contra ele. Muitas pessoas vieram me dizer o mesmo sobre o resultado. Creio que qualquer pessoa que entenda de jiu-jitsu e que tenha assistido aquela luta concordaria comigo,” diz Yuri.

Assiste a luta da categoria contra Meregali aqui

Yuri já tem compromisso marcado no ADCC. Em 2024, ele vai representar o Brasil na superluta contra Gordon Ryan, que está embalado no grappling sem perder uma luta desde 2018.

“Eu me sinto honrado de representar o meu país em um combate tão importante e no maior evento de grappling do planeta. Prometo me dedicar ao máximo para sair vitorioso e deixar a galera do Brasil orgulhosa!,” projeta o campeão do absoluto.

Tricampeão do ADCC, Yuri analisou como suas habilidades funcionam tão bem nas regras do evento e palpitou sobre seu próximo duelo contra Gordon Ryan.

“O que eu sei é que tenho três medalhas de ouro no ADCC e quatro medalhas de ouro no Mundial Sem Kimono da IBJJF no peso e no absoluto, que com certeza eu não conquistei todos esses títulos todos nos maiores torneios de grappling e jiu-jitsu por acaso! Se você observar esse último ADCC, eu ganhei em pé de lutadores duros de wrestling e joguei por cima contra um cara que atacava muito bem as pernas da guarda. Na final, lutei contra um oponente que é perigoso por cima e eu caí por baixo, mas ele não chegou nem perto de passar minha guarda,” explica Yuri, antes de opinar:

“Sim, eu sei bem do potencial do meu oponente e de quão perigoso é o seu jiu-jitsu, mas também sei do meu potencial. Vale lembrar também que mesmo com todo o seu talento ele é um ser humano de carne e osso. Desafios grandes sempre me motivaram, portanto quando a hora chegar eu estarei mais do que preparado para cumprir minha missão.”