Tezos WNO Pena vs Rodriguez

Guia completo: tudo que você precisa saber antes do WNO: Ryan x Pena II

Guia completo: tudo que você precisa saber antes do WNO: Ryan x Pena II

Gordon Ryan quer continuar com sua invencibilidade no grappling, mas terá que tentar por Preguiça mais uma vez.

Feb 16, 2023 by Vitor Freitas
Guia completo: tudo que você precisa saber antes do WNO: Ryan x Pena II

Após longos dias de carnaval, festa típica no Brasil, a FloGrappling vai reunir o que há de melhor no grappling para mais uma edição do Tezos WNO, agendada para o dia 25 de fevereiro, em Costa Mesa, na Califórnia. 

O duelo principal vai ser o quarto confronto entre os arquirrivais Gordon Ryan e Felipe Pena, o Preguiça. Além disso, JT Torres, Magid Hage, Jonnatas Gracie, Pedro Marinho, Giancarlo Bodoni e outras feras vão estar presente. 

A seguir, veja como cada atleta chega para o torneio mais aguardado da temporada de 2023. 

Gordon Ryan é favorito, mas Preguiça pode ser a kriptonita outra vez 

Dois dos mais talentosos grapplers da atualidade, Gordon “The King” Ryan e Felipe Preguiça tem um longo histórico de rivalidade, que teve início em 2016. Pena foi o responsável por fazer Gordon Ryan ser um atleta melhor, a evoluir e a se transformar. 

Gordon, agora, assume o papel que foi de Felipe e força seu rival a se reinventar, evoluir e ter uma apresentação de alto nível na próxima luta. O estudo é a principal arma para dominar o tabuleiro e o mineiro foi inteligente ao sair da zona de conforto em Belo Horizonte. Os treinos com André Galvão, Kaynan Duarte e companhia na Atos, em San Diego, podem ser um fator decisivo. 

O atual rei do ADCC e dono de cinco títulos, sendo três deles em categorias diferentes, Gordon tem um incrível recorde de 80 vitórias por finalização, em 98 lutas. Os estrangulamentos e ataques de pés são suas armas prediletas. E para a sua quarta luta contra o brasileiro, ele chega com 100% de favoritismo. 

Quem vai ser o rei? Bom, essa pergunta vai dividir os fãs, mas por enquanto esse posto continua vago até esse duelo histórico ter um fim… ou não, no dia 25 de fevereiro. 

Pedro Marinho x Giancarlo Bodoni: quem vai desistir primeiro? 

Dono do cinturão dos pesados do Tezos WNO, Pedro Marinho vai fazer sua primeira defesa de título na organização contra o atual campeão do ADCC, Giancarlo Bodoni. 

Pedro é um atleta perigoso, finalizador e que não economiza energia. Seu ataque mais perigoso é sua guilhotina. Para conter um wrestler, Pedro vai ter que ter as quedas em dia para forçar seu rival a lutar de costas no chão. 

Já Bodoni vai fazer sua primeira luta depois de uma campanha espetacular no ADCC, onde venceu Isaque Bahiense, Eoghan O'Flanagan, Matheus Diniz e Lucas “Hulk” Barbosa, estes dois por finalização, um por triângulo e outro por estrangulamento. 

O que o aluno de John Danaher apresentou no ADCC foi um jogo justíssimo de wrestling e contra-ataques espetaculares, além de ser bom em finalizações. 

Quem vence? Vamos descobrir juntos!

JT Torres e Magid Hage em duelos de estilos 

Bicampeão do ADCC, JT Torres estava em uma sequência de nove vitórias seguidas até ter o revés no ADCC 2022, quando perdeu para PJ Barch nos pontos. Agora sem o status e pressão por ser campeão, JT retorna aos tatames contra Magid Hage. 

Técnico e tático, JT não é um atleta que oferece perigo de finalização a todo instante, ele prefere ir minando o adversário com sua pressão nas passagens de guarda ou mirabolantes pegadas de costas, técnicas que lhe renderam dois títulos seguidos no ADCC, em 2017 e 2019. Nas regras do Tezos WNO , o faixa-preta pode apresentar um estilo diferente de lutar e surpreender seu oponente.

Já Magid Hage é um lutador que consegue expor um Jiu-Jitsu clássico, mesmo sem o tradicional paletó de algodão. Ele teve um alto índice de finalizações nas seletivas do ADCC em São Paulo e Balneário Camboriú, no Brasil, mesmo tendo iniciado algumas lutas fazendo meia-guarda. Magid mistura transições com botes ferrenhos pelas costas. 

JT é favorito para o duelo, mas não fique surpreso se Magid tirar uma finalização da cartola. 

Jonnatas Gracie é favorito contra Oliver Taza? 

Bom, para responder essa pergunta, vamos aos fatos. Em termos de performance, Jonnatas Gracie larga, literalmente, na frente, por conta da sua última conquista. O faixa-preta da Atos acabou de conquistar um título mundial sem kimono com vitórias sobre Gabriel Arges, Francisco Lo, Felipe Cesar e Sebastian Rodrigues. Jonnatas foi dominante em todas as lutas, seja atuando por baixo ou por cima. 

Na luta contra Sebastian, mesmo tendo um joelho lesionado, ele foi capaz de ter o controle de distância e pressão para transpor a guarda de seu oponente. Apesar de pouca experiência no grappling, Gracie é um oponente duro para qualquer um.  

Oliver Taxa vive um momento bem diferente do adversário brasileiro. Em seu recorde, ele tem 141 lutas com 107 vitórias e apenas 34 derrotas, mas sem um grande título ainda. Aos 29 anos, o atleta da New Wave está em busca de consolidação lutando contra atletas com status, a exemplo de Jonnatas Gracie. 

Taza sai na frente em termos de experiência, em lutas casadas de grappling, ele faz isso há bastante tempo e tem o trunfo de treinar no mesmo quintal que Gordon Ryan. Para tentar finalizar, o libanês vai buscar se enroscar nas pernas para atacar chaves de pé, mas não é um caminho tão fácil contra oponentes que sabem se posicionar. 

Amanda Bruse x Jasmine Rocha promete muita ação 

No duelo feminino da noite, ficam frente a frente Amanda Bruse e Jasmine Rocha, duas jovens faixas-pretas. Representante da Atos, sob os ensinamentos de André Galvão, Amanda conquistou uma medalha de ouro no Pan-Americano Sem Kimono e uma medalha de bronze no Mundial Sem Kimono, além de ter se testado nas seletivas do ADCC. Nas suas redes sociais, ela compartilha técnicas preferidas e chama bastante atenção para as finalizações. 

Jasmine Rocha chegou bem na faixa-preta e em seu primeiro ano ficou com a medalha de prata no Mundial Sem Kimono, depois de lutar contra a experiente Tammi Musumeci. Agora, com mais sabedoria, busca crescer seu recorde de vitórias e o status da sua carreira. A sua chance está no Who’s Number One, mas nada vai ser fácil. 

Quem fica com a vitória? A conferir…