Tezos WNO Pena vs Rodriguez

Grappling Bulletin: é hora de Gordon Ryan x Felipe Preguiça

Grappling Bulletin: é hora de Gordon Ryan x Felipe Preguiça

Tezos WNO: Ryan vs Pena II está chegando! Além disso, veja o anúncio das lutas preliminares do WNO, as recentes troca de equipes, e muito mais.

Feb 21, 2023 by Vitor Freitas
Grappling Bulletin: é hora de Gordon Ryan x Felipe Preguiça

O quarto confronto entre Gordon Ryan e Felipe Pena está a menos de uma semana de distância. Nas últimas duas semanas, nós acompanhamos os dois atletas para verificar as suas sessões de treino, e para ouvir seus posicionamentos sobre o  Tezos WNO: Ryan vs Pena II apresentado por Fat Tire.

Enscrive-se pela FloGrappling para assistir Gordon Ryan vs Felipe Preguiça

Antes do início da luta, no dia 25 de fevereiro, voltamos a relembrar o terceiro duelo, que ocorreu em agosto de 2022. Leia as nossas análises — e muito mais — abaixo.

Com um anticlímax no final, podemos esquecer o quão competitivo esse encontro foi. Após mais de 40 minutos, Pena acabou desistindo do duelo. Ainda assim, os dois faixas-pretas tiveram ótimas oportunidades dentro desses primeiros 40 minutos. Esses foram alguns dos melhores momentos:

A raspagem de meia-guarda para as costas por Gordon Ryan (8min:30s)

A raspagem mais comum de Gordon Ryan é através da guarda gancho. Nesta posição, ele consegue movimentar seu adversário para qualquer lado, geralmente com a ajuda de um gancho com domínio de um dos braços.  Mas a raspagem que ele usou, que teve início na meia-guarda, acabou oferecendo-o a oportunidade de quase pegar as costas do Preguiça e ficar por cima, depois do adversário defender a posição.

Cuidado com as armadilhas do Felipe Preguiça (41min)

No que pode ser considerado o ataque mais significativo da luta, Felipe Preguiça usou seus movimentos de pernas para se embolar com Gordon Ryan. Depois que se aproximou do rival, e continuou entrelaçado nas pernas, Preguiça foi capaz de quase finalizar Gordon, que defendeu muito bem. Ainda assim é possível notar que Preguiça mostrou que pode montar ataques a partir dessa posição.

A “guarda polvo” de Gordon Ryan (18min30s)

A “guarda-polvo” é um jogo perigoso contra um especialista em ataques de costas. Mas Gordon Ryan empenhou-se na posição contra Pena. Parecia uma batalha travada, com riscos e recompensas para os dois atletas. Mas Gordon foi capaz de cair por cima, com posição de domínio. Foi uma bonita raspagem contra uma base sólida do Preguiça.

3 quedas precisas de Gordon Ryan (32min50s, 36min40s, 43min,50s)

Gordon Ryan teve três quedas significativas durante o duelo. A primeira queda foi quando ele tentou colocar um gancho para pegar as costas e, por conta da defesa ainda em pé por parte do Preguiça, Gordon conseguiu derrubar. Depois, enquanto defendia uma posição de raspagem, Preguiça tentou levantar – isso foi o momento perfeito para Gordon abraçá-lo e derrubá-lo. A última queda foi nos minutos finais do duelo, quando Gordon conseguiu tocar o calcanhar de Felipe e derrubá-lo.

Pena não está intimidado com o jogo do Gordon de envolver as pernas

Gordon Ryan é talvez reconhecido o melhor "leg-locker" do mundo do grappling. Apesar disso, foi o Pena quem iniciou a série de ataques de perna na luta. Nas lutas anteriores, o Pena pegou as costas do Ryan partindo daquelas posições enquanto o Ryan tentava atacar o leg-lock. Ryan não tentou atacar as pernas do Pena na luta, mas em diversas ocasiões, Pena utilizou aqueles envolvimentos de perna para tentar derrubar o Ryan. Pena não conseguiu derrubar o Ryan, mas muitas vezes ele voltava a ficar em pé.

O jogo de clinch do Ryan é exaustivo (inicio até 8minutos)

Gordon Ryan tentou pesar no Pena em cada momento. Nos primeiros oito minutos - antes de puxar para a guarda - Ryan tocou na cabeça ou pescoço do Pena 33 vezes. Em uma batalha de resistência, deixar seu oponente exausto é a chave. Ryan já começou com essa estratégia desde o início, puxando a cabeça do Pena.

Acompanhe Gordon Ryan e Felipe Preguiça

Passamos as últimas semanas visitando as estrelas da luta principal do Tezos WNO. Veja como tem sido a preparação de cada um na série “All Access”, que continuará durante toda a semana.


Anúncio oficial: 2 lutas preliminares do card Tezos WNO

Antes de ver as principais estrelas em ação, quatro atletas terão a oportunidade de provar que têm o que é preciso para lutarem novamente em outras edições do WNO.

Na primeira luta da noite, o faixa-marrom Dominic Meija vai enfrentar o faixa-roxa Thien Luu-Nguyen, da 10th Planet. E na última luta do card preliminar, o novo faixa-preta Calon Sabino, representante da Atos, vai medir forças com Stephen Martinez, campeão mundial master sem kimono e também faixa-preta.  

As duas lutas serão transmitidas gratuitamente nas contas do FloGrappling no Facebook e YouTube, e serão também transmitidas na transmissão oficial de Tezos WNO: Ryan vs Pena II apresentada por Fat Tir, no dia 25 de fevereiro.

Tezos WNO: Ryan vs Pena II apresentado por Fat Tire | cartão completo e cronograma

Sexta-feira, 24 de fevereiro

  • 16:30h ET - Conferência de imprensa oficial ao vivo na FloGrappling, YouTube & Facebook

Sábado, 25 defFevereiro

  • 20:30 ET - Pré-Show Oficial com Caio Terra, Kendall Reusing, Jake Watson & Corey Stockton
  • 21:00 ET - As preliminares começam ao vivo no FloGrappling, YouTube & Facebook
    • Dominic Meija vs Thien Luu-Nguyen | 15 min
    • Calon Sabino vs Stephen Martinez | 15 min
  • 22:00h ET - Card principal ao vivo, somente na FloGrappling
    • Kieran Kichuk vs Rene Sousa | 15 min
    • Jasmine Rocha vs Amanda Bruse | 15 min
    • Oliver Taza vs Jonnatas Gracie | 15 min
    • JT Torres vs Magid Hage | 15 min
    • Pedro Marinho (c) vs Giancarlo Bodoni | 15 min. para título dos meios-pesados
    • Gordon Ryan (c) vs Felipe Pena | sem limite de tempo, vale apenas finalização para ficar com o cinturão dos pesos pesados

Janela de transferência: 6 atletas trocam de equipe, 1 anuncia novo contrato

O Jiu-Jitsu não é como muitos outros desportos. As equipes não trocam atletas, não há prazo para trocar de equipe. Os atletas chegam a uma equipa e a trocam por sua própria vontade.

Mesmo assim, os atletas entram e saem. E, embora seja raramente discutido, os atletas por vezes assinam contratos para representar equipas em competição.

Primeiro, fevereiro tem sido um mês cheio das idas e vindas como mencionadas acima. No início desta semana, surgiram notícias de que o campeão e estrela do reality show Who's Next Izaak Michell deixou o B-Team em Austin, TX.

Michell não está sozinho entre os atletas que deixaram a equipa que representaram na temporada passada. No início de 2023, três atletas anunciaram que tinham deixado a organização Fight Sports.

Andre Porfirio, campeão pan-americano em 2021, Maggie Grindatti, campeã do europeu 2022, e o faixa-marrom Luccas Lira, campeão mundial sem kimono 2022, deixaram a academia de Miami citando diferentes razões. Embora alguns possam considerar Porfirio e Grindatti "agentes livres" por agora, Lira disse a FloGrappling que vai representar a Dream Art em Houston, Texas, nesta temporada. Leia a história completa do Fight Sports aqui.

Mas enquanto alguns atletas de alto nível se dirigem para a Dream Art, outros já partiram.

O campeão mundial, Diego Pato, também deixou a Dream Art. O faixa-preta se juntou ao time da AOJ.

Atual campeã do Europeu, Thalyta Silva anunciou que tinha deixado a Dream Art para assinar um contrato de dois anos com a equipe Fratres, localizada em São Paulo, Brasil.

Os contratos dos atletas raramente são publicados pela mídia no grappling. Mas parece um passo importante para o crescimento do esporte.

Enquanto na maioria dos casos, os atletas complementam as suas receitas de competição ensinando nas academias, eles também estão fazendo marketing para as academias quando estão competindo. Um contrato atribui um valor explícito a esse marketing. 

Contratos permitem atletas e os times que eles representam estabeleçam termos, incluindo isso e outras coisas:

Com qual frequência o atleta deve competir.

O que um atleta pode esperar, monetariamente ou de outra forma, do time que eles representam.

Como um atleta deve se comportar nas competições. 

Se sim, com qual frequência, e qual a média de pagamento de um atleta que dará aulas. 

Ter esses termos estabelecidos no papel é crucial. Expectativas explícitas são importantes. Elas permitem que os atletas estabeleçam objetivos realistas nesse esporte de crescimento, e se juntar com qualquer organização irá ajudá-los da melhor forma alcançar esses objetivos.

Claro, tem os riscos potenciais. Os atletas poderiam, na teoria, ficarem presos a uma cláusula de porcentagem de vitórias, uma cláusula de porcentagem de finalização,  ou qualquer tipo de termo que falem sobre performance. Mas até essas estipulações podem iluminar algo que muitas vezes foi mantido no escuro: o valor de um atleta - e sua performance - para o time deles. Eu não estou supondo que as equipes não valorizam seus atletas. Mas contratos, discutidos abertamente, ajudam a manter esse valor de forma aberta e explícita.

Filme anunciado: Os altos e baixos dos meninos de Manaus

 Na semana passada, FloSports Studios anunciou o seu segundo longa-metragem, que vai ser lançado em 2023. O documentário, cuja estreia está marcada para quarta-feira, 8 de março, vai detalhar os passos de três estrelas do esporte nas seletivas do ADCC até o Mundial 2022.

Mica Galvão, Diogo Reis, e Fabricio Andrey, três alunos do treinador Melqui Galvão - que depois de treinarem exaustivamente em Manaus, Amazonas, Brasil – experimentaram a glória, derrota e o tumulto no maior evento de luta da história, o ADCC de 2022.

Esta é a segunda longa-metragem da FloGrappling no ano, depois de "Tornando-se Perigoso: A ascensão de Giancarlo Bodoni".

Assista à estreia oficial do trailer de "Os altos e baixos dos meninos de Manaus" ao vivo durante Tezos WNO: Ryan vs Pena II no sábado, dia 25 de fevereiro.

Estrelas do Jiu-Jitsu brilham em Opens da IBJJF em Londres e Memphis

O circuito competitivo do jiu-jitsu está caminhando a passos largos e as estrelas do esporte começam a testar suas técnicas em torneios menores como forma de preparação para lutas de mais expressão.

Neste fim de semana, a IBJJF organizou o London Open, em Londres, e o Memphis Open, nos Estados Unidos. As duas competições tiveram edição com e sem kimono.

London Open – Tayane, Jansen, Uanderson são os destaques da competição

Após quatro anos de suspensão pela USADA, após testar positivo para uma substância proibida no Mundial 2018, Tayane Porfírio voltou a vencer em grande estilo. Ela conquistou a medalha de ouro no super pesado e absoluto no London Open.

Em entrevista a FloGrappling, ela ressaltou que seu retorno significa superação após anos sem poder colocar o kimono para competir no circuito da IBJJF.

“Para mim, esse retorno significa superação. Passei por muitas frustrações, foram três anos sem confiar em mim mesma! ”, explicou Tayane.

No masculino, o destaque ficou com Jansen Gomes. O faixa-preta da Checkmat dominou o absoluto da competição, após vencer Roberto Jimenez (Studio76 Jiu-Jitsu Las Vegas) na final. Roberto, por sua vez, foi medalha de ouro no peso-pesado.

Nas disputas do meio-pesado, brilhou a estrela de Uanderson Ferreira. Depois de brilhar como faixa-marrom no peso e absoluto no Europeu, Uanderson foi o campeão da divisão, após uma vitória grande sobre Jansen e Faris Bem-Lamkadem (Roger Gracie), na final.

No London Open Sem Kimono, Roberto Jimenez dominou o peso-pesado e o absoluto. Na final da categoria, ele venceu Tarik Hopstock (Frontline Academy). Na disputa pelo ouro absoluto, venceu Erick Diovano (GFTeam).

Memphis Open – Mateus Rodrigues, Caio Vinicius e Ronaldo Jr são ouro

Caio Vinicius, da Gracie Barra, foi o campeão do absoluto, ao vencer Rafael Fernando (316 BJJ). Antes ele tinha sido medalha de prata na categoria pesado, após perder para Mateus Rodrigues (AOJ). A categoria estava bastante disputada e o terceiro lugar ficou com Elder “El Monstro” Cruz.

Ronaldo Junior, que tem duelo marcado contra Francisco Lo no dia 3 de março, segue capturando medalhas de ouro em torneios da IBJJF. Ronaldo venceu novamente a categoria meio-pesado, após final com Guthierry Barbosa (Carlson Gracie).

Ismael Santos (GFteam) foi campeão no peso-pluma, enquanto João Mendes (Atos) foi o primeiro colocado no leve, após vencer Gabriel Sousa (ZR Team) e Jonathan Satava (Alliance) se destacou no peso médio.

Memphis Open Sem Kimono coroou Pedro Rocha e Thamires Monteiro no absoluto

Pedro Rocha dominou o absoluto masculino, após vencer Omer Emanoely (Checkmat) na final do aberto. No meio-pesado, Clay Mayfield (Pedigo) venceu Vinicius Lino (Alliance) para ficar com o ouro. Jackson Douglas (Checkmat) foi o campeão no pesadíssimo.

No feminino, a estrela foi Thamires Monteiro, também da Checkmat. Sem adversárias no peso médio, ela fez uma única luta no absoluto contra Kaynara Martins (Infight) e venceu.